Moral e Ética Cristãs

"Se alguém vem a mim e não odeia seu pai,
sua mãe, sua mulher, seus filhos,
seus irmãos, suas irmãs e
até a sua própria vida,
não pode ser meu discípulo".
Bíblia (Lucas 14:25-27)





Este texto é uma continuação do Contradições Bíblicas, no qual várias passagens da Bíblia eram contraditas por outras sugerindo que a Bíblia possa ter sido feita a base de um ajuntado às pressas de lendas e rituais antigos. Evidentemente os cristãos tem justificativas, explicações para as passagens abaixo. Estas justificativas podem ser divididas em 5 tipos e elas podem ser lidas aqui.

Não é para ser dito que porque a Bíblia está errada, o ateísmo está certo. Afinal existem outros livros dito sagrados não é mesmo? Livro dos Espíritos, Alcorão, Sutra do Lótus e assim por diante. Vale a pena procurar por inconsistência em tais livros também.

Vamos a elas. Sugiro até acompanhá-las com uma Bíblia do lado.

Moral e ética cristã, segundo a própria Bíblia (Palavra de Deus segundo dizem os cristãos):


"E quanto àqueles meus inimigos que não me quiserem como rei, trazei-os aqui e MATAI-OS diante de mim".
Lucas 19:27

"Contra os filhos de Edom, lembra-te, SENHOR, do dia de Jerusalém, pois diziam: Arrasai, arrasai-a, até aos fundamentos. Filha da Babilônia, que hás de ser destruída, feliz aquele que te der o pago do mal que nos fizeste. Feliz aquele que se apoderar de teus filhinhos para os ESMAGAR contra os rochedos"
Salmos 137:7-9

"Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo".
Lucas 14:25-27



“Agora pois MATAI todo o varão entre as crianças; e MATAI toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as meninas e as jovens virgens, que não conheceram algum homem, deixai-as VIVER para vós.”
Números 31:17-18



"Com ordem divina, Josué DESTRÓI com o fio da espada os homens, mulheres e crianças da cidade de Jericó".
Josué 6:21-27



"O senhor ordena o MUTILAMENTO (corte dos tendões das pernas) dos cavalos".
Josué 11:6-17



Percebam que estes valores morais cristãos são altamente questionáveis. É perverso matar alguém só porque pensa diferente de você. Se você acredita em um deus por exemplo, e pensa que ele irá recompensá-lo por isto e punir quem não acreditar nele, ótimo então. Deixe então seu deus fazer este trabalho. Não devemos nem querer ser cruéis com quem pense diferente de nós.

Reparem também que são trechos retirados tanto do Novo quanto do Velho Testamento.

Outras práticas, no mínimo questionáveis:


"E, se a tua mão é para ti ocasião de pecado, corta-a; é melhor entrares na vida mutilado, do que tendo ambas as mãos e ires para a geena, para o fogo inextinguível. E, se o teu pé é para ti ocasião de pecado, corta-o; melhor é entrares na vida coxo, do que tendo ambos os pés e seres lançado na geena. E, se o teu olho é para ti ocasião de pecado, arranca-o; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que tendo ambos os olhos e seres atirado à geena, onde o seu verme não morre e o fogo não se extingue. Pois todos serão salgados pelo fogo."
- Marcos 9:43-49

"Suscitai ao seu lado um malévolo, e um acusador esteja à sua direita. Citado em juízo, seja condenado, e fique sem efeito a sua defesa. Sejam abreviados os seus dias, e receba outro o seu lugar. Fiquem órfãos os seus filhos, e viúva a sua esposa. Andem errantes e mendigando os seus filhos, e esmolem longe das suas casas em ruínas. Vincule-lhe o credor todos os seus bens, e os estranhos roubem as suas fadigas. Ninguém mais lhe mostre benevolência, nem haja quem se compadeça de seus órfãos. Sua descendência seja voltada ao extermínio; e na próxima geração extinga-se o seu nome."
- Salmo 109:6-13

"E, se o Senhor, teu Deus, a entregar nas tuas mãos, passarás a fio de espada todos os seus varões. As mulheres, porém, as crianças, o gado e tudo o que houver na cidade, todos os seus despojos, os tomarás para ti, e desfrutarás da presa dos teus inimigos, que o Senhor, teu Deus, te houver entregue".
- Deuteronômio 20:13-14

"E comerás um biscoito de cevada, a qual cozerás, à vista deles, com excrementos humanos."
- Ezequiel 4:12

"Não deixarás viver nenhuma feiticeira."
- Êxodo 22:17

"Quem sacrificar a algum deus que não seja o único Senhor, será posto em interdito."
- Êxodo 22:19

[Moisés para os soldados dele:] "Agora, pois, matai todos os varões de entre as crianças e toda a mulher que tenha tido relações com homem; mas conservai com vida, para vós, todas as donzelas que não tenham conhecido varão."
- Números 31:17-18

"não cortareis o cabelo em redondo, nem rapareis os cantos da barba. Não fareis incisões no corpo em sinal de luto, nem usareis tatuagem alguma no corpo. Eu sou o Senhor."
- Levítico 19:27-28

"Eis que vos quebrantarei o braço e atirar-vos-ei ao rosto as fezes das vítimas que vos imolai nas solenidades, e sereis lançados fora com elas."
- Malaquias 2:3

"Respondeu-me ele: Vê, concedo-te esterco de boi em lugar de excrementos humanos, e cozerás sobre ele o teu pão."
- Ezequiel 4:15

Deus mata milhares de inocentes (I Crônicas 21:14 & II Samuel 24:15), por um erro na qual somente David cometeu (I Crônicas 21:17 & II Samuel 24:17).

Fonte: Bíblia e site cmi brasil.


Não se esqueça de ler as justificativas, explicações dadas pelos cristãos para as passagens. Elas podem ser divididas em 5 tipos e podem ser lidas aqui.


Postagens relacionadas:


9 comentários:

Pontes disse...

Quem experimentou Cristo em sua vida realmente, provou de Sua paz, Sua alegria, Sua segurança, Seu Espírito, Seu amor; e nunca conseguirá abandoná-LO. Há pessoas que estiveram no meio de cristãos, frequentaram cultos, viram pessoas transformadas e regeneradas pelo Seu amor, mas nunca experimentaram Dele em sua vida e acham que eram cristãos por frequentarem os cultos, mas nunca foram. Essas pessoas se acham ex-cristãs, mas na verdade são ex-frequentadoras de reuniões onde eles se reuniam. Se você experimentar Cristo na tua vida, jamais Ele te deixará! Ele diz: -AQUELE QUE VEM A MIM JAMAIS O LANÇAREI FORA.
Vale o desafio para quem ler este comentário. Experimente Cristo em tua vida. Você jamais conseguirá largar Seu amor!

Leandro disse...

Primeiramente, sobre seu desafio, qualquer religioso que não tenta se esconder na Caverna de Platão (mais abaixo explicarei isto), sabe que se tiver um cético ou um ateu examinando todos que alegam ter poderes especiais fracassarão (por exemplo, todos os que são entitulados profetas, paranormais, médiuns, videntes, etc.). Sobre o profeta cristão, posso até te mostrar uma passagem da Bíblia, na qual Jesus é testado e ele não aceita, irônico não?

Qualquer estudioso da Bíblia sabe que a Bíblia contém muitos erros. Contradições. Vimos por exemplo em Contradições Bíblicas uma série delas. Com uma pesquisa não muito difícil é possível listar até 405 contradições!!!! Muito embora, suspeite-se que o número possa chegar em 2000.

Aqui então, uma saída adotada pelos teólogos é supor que

1 - pode ter havido erro de tradução na Bíblia. Ou que havia menos vocabulários, na época e na língua em que a Bíblia foi originalmente escrita. Assim, era natural que uma palavra possuísse vários significados considerandos excludentes com a evolução da língua. Quando eu ainda era cristão cheguei a considerar esta hipótese como verdadeira!!

Já nesta postagem Moral e Ética Cristãs e em Moral e Ética Cristãs II são apresentados ordens, mandamentos na Bíblia que são literalmente coisa de povos bárbaros. Os ideias do Iluminismo, igualdade e fraternidade entre os povos, passa bem longe da Bíblia, mesmo no Novo Testamento. (Um dos inúmeros exemplos é em Lucas 19:27 aonde mostra uma parábola no qual o rei justo!!! manda matar diante dele. Isto mesmo! Não manda prender até que se arrependam nem castigá-los. Manda matar!)

Com passagens psicopáticas, sociopáticas, etc., assim fica difícil acreditar que a Bíblia não foi meramente inspirada pelo ódio, xenofobia, sentimento de vingança, crença de que o assassinato do réu é a única punição justa, etc. Então o estudioso da Bíblia, que ainda quer mantê-la como um livro guia de moralidade, apela muito para Exegese, Hermenêutica e afins. O que foi o que eu fazia enquanto ainda era cristão!!!

Então são conclusões universais que os estudiosos da Bíblia, que queiram mantê-la como livro sagrado e etc, devem proceder:

2 - supor que os incrédulos do passado mereciam a morte; e para os de hoje, prisão e castigos já basta (algo como se Lúcifer trabalhasse mais no passado tornando os povos mais bárbaros :o)) É como aquela passagem da Bíblia que diz que devemos matar as feiticeiras. No presente, os cristãos se contentam em xingá-las de "endemoniadas". Quando eu ainda era cristão tive que considerar a hipótese de que "os maus do passado era mais maus do que de hoje" como verdadeira!!!

E quanto a falar da explicação do mundo? Bem o estudioso da Bíblia e que possua pelo menos o Ensino Médio completo ou incompleto, sabe que existe uma realidade física que a Bíblia nada explica, nada cita, nada se refere. Então, para os estudiosos da Bíblia, restou supor que:

3 - o mundo sobrenatural funciona à parte, com outras leis. Assim existiriam, segundo esta hipótese, o mundo físico (palpável, detectável de inúmeras maneiras, etc) e o mundo sobrenatural que seria a morada de Deus (ou deuses), anjos, demônios, ou demais seres espirituais... Quando eu ainda era cristão tive que considerar esta hipótese como verdadeira também!!!

Mas perceba que uma teologia que não pretenda ser meramente fundamentalista, fanática ao extremo, acabará se agarrando com toda força nestas três hipóteses.

A teologia que não tenha estas hipóteses tomadas como as únicas racionais restantes, será aquela que tenta fazer uma Caverna de Platão às avessas! Ou seja, ignora-se que existam vasos e pretende que apenas suas sombras sejam consideradas!!! E ainda pior: tomada como verdadeiras, apenas as sombras que induzam a pensar no deus que se pregue!!!

Vanessa disse...

Meu amigo, voce cometeu alguns erros de tradução e de contexto em algumas de suas postagens, trocando ordem de fatos e querendo dizer entao que a bíblia é um livro de controvérsias.
Posso nao ser cristã praticante, mas acredito que a bíblia é um livro sagrado, fonte de inspiração de vida para aqueles que realmente o querem e sim, vejo pessoas tranformadas pela leitura dele e pela comunhão com Deus através do mesmo. Tens todo o direito de ler e interpretar da sua forma, mas procure questionar a ordem dos acontecimentos, como uma passagem de Lucas que voce disse ser uma contradição que primeiro era uma mulher, duas, três ou várias.
Nao expulse o Senhor Jesus da tua vida...pois assim o inimigo vai te trazer CONFUSAO.

Leandro disse...

Vanessa disse...
Nao expulse o Senhor Jesus da tua vida...pois assim o inimigo vai te trazer CONFUSAO.



Falando em confusão: veja o cristianismo. Assim não vejo problemas em que eu ou outro digamos algo alegado "confuso" por um cristão. Só para você ver o tamanho da confusão cristã veja quantas denominações! Muitas denominações condenando a outra!

E olha que cada uma das vertentes do cristianismo é enriquecida com sua cota de alegações de milagres ou presença de espíritos, anjos, santos, Deus e assim por diante.


Desde a Reforma o cristianismo é dividido em três grandes ramos:
1) Catolicismo
2) Ortodoxia: originária do grande Cisma do Oriente (séc. XI) e é constituída por duas grandes Igrejas ortodoxas - a grega e a russa.
3) Protestantismo: originária da segunda grande cisma cristã (Reforma Protestante) de Martinho Lutero, no século XVI.

O protestantismo por sua vez pode ser dividido em 3 denominações:


Denominações históricas: Destacam-se nesta vertente os luteranos, anglicanos , presbiterianos, metodistas e batistas.

Denominações pentecostais: Destacam-se nesta vertente Assembléia de Deus,Igreja Presbiteriana Renovada, O Brasil para Cristo, Congregação Cristã, Igreja Cristã Maranata e a Igreja do Evangelho Quadrangular.


Denominações neopentecostais: Destacam-se nesta vertente a Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Apostólica Renascer em Cristo,Igreja Apostólica Fonte da Vida,Igreja Internacional da Graça de Deus, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, Igreja Evangélica Cristo Vive, Ministério Internacional da Restauração, Igreja de Nova Vida, Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, Igreja Bola de Neve e a Igreja Unida.





Pasme ainda que há as denominações minoritárias do cristianismo!Em geral se enquadram em uma das seguintes categorias:



Restauracionismo. Nesta categoria estão enquadradas a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Igreja Adventista do Sétimo Dia e as Testemunhas de Jeová, entre outras denominações. Quanto às Testemunhas de Jeová, embora afirmem ser cristãs, também não se consideram parte do protestantismo.

Cristianismo não-calcedoniano: são as Igrejas que negam as decisões do Concílio de Calcedónia (realizado em 451), por exemplo, a Igreja Ortodoxa Copta, Igreja Ortodoxa Armênia; e a Igreja Assíria do Oriente (Nestoriana).

Cristianismo esotérico: A este ramo pertence o Gnosticismo, o Rosacrucianismo

Espiritismo.


Para saber mais sobre esta classificação pode ver na enciclopédia eletrônica Wikipedia


Grato

Unknown disse...

Vc anula a possibilidade da existencia de Deus pq vc não pode provar que ele exista e pq tem um livro que fala dele que esta cheio de contradições? Sendo assim td que ainda nao pode ser provado tambem não existe, como tambem as teorias (inclusive as que vc cita neste blog) em que se existe divergencias, nada disso precisa ser estudado pq pela sua definição não existe, já que você não pode provar e existem pessoas q escreveram coisas diferentes.

Leandro disse...

Olá Marlon Moreli, bem-vindo.

você disse que "Vc anula a possibilidade da existencia de Deus pq vc não pode provar que ele exista e pq tem um livro que fala dele que esta cheio de contradições?"

Eu não escrevi nada disso. Se entendeu isso, releia de novo.

Relei mais vezes.


Abraços

LUZIFER disse...

Boa apresentação. Seja bem vindo a realidade. Só gostaria de comentar algo com respeito ao “ex-critão”. Dizer que é um “ex-cristão” é como dizer que você é um ex-papanoeliano. Quando crianças nos ensinam muita bobagem, entre elas a crença no nazareno demente. Quando crescemos temos a oportunidade de parar de acreditar em fantasias, porque se seguíssemos nessa, seriamos considerados com distúrbios mentais. Não acreditar em pombas siderais, virgens parturientas, sarça ardente, zumbi judeu, cobras e jumentas falantes, mulheres nascendo da costela de um pedaço de barro, mágicos, unicórnios, bruxas, videntes, gigantes, monstros marinhos, do ar e da terra, que a chuva é porque alguém abre as janelas do céu, e o resto de estupidezes, sandices e demais etc., etc., escritas no “sonífero impresso” (leia-se bíblia), é por demais mentalmente sadio.
Então, não se sinta acuado, já que todos nascemos ignorantes; o tempo e a capacidade de usar a inteligência nos amolda para sermos mais sinceros com a verdade.
Agora, como nome para identificação, o “ex-cristão”, ficou muito bom.
Abraços.

LUZIFER disse...

Ninguém pode comprovar a existência de algo que não existe. Porque aquilo que se pensa que existe e não existe, é simplesmente uma ilusão. A única coisa que pode acontecer com isso é desiludir-se. E a palavra deus não é um nome, senão um título. Quando alguém fala sobre um deus, está se referindo a um dos 2.700 deuses conhecidos. Durante muito tempo, cientistas tentaram encontrar algo parecido com o que pretendem dizer com o nome de deus, e tudo o trabalho que tiveram não deu em nada. Ao contrario disso, descobrimos que o universo tem 13.700.000.000 de anos e o Bóson de Higgs. E com a capacidade de ver nesse período de tempo, e com a competência de encontrar o Bóson de Higgs, não tivemos a capacidade de perceber nem um peido desses deuses que falam, quer dizer que não existe nada que se pareça com a ilusão delirante dos crentes. Nenhuma, porque nada não é existência. E um delírio não determina a existência de nada além do próprio delírio. Pode ser resolvido psiquiatricamente.

Leandro disse...

Olá Luzisfer, bem vindo.

Grato
Até