espiritismo

Nas alegadas cirurgias espirituais cada religião/doutrina justifica a sua maneira, por exemplo, os motivos pelos quais há a cura bem como da maneira como a cirurgia deve ser aplicada. Algumas religiões por exemplo, como a desvendada no vídeo abaixo, há um contato entre o paciente e quem aplica a cirurgia. Algumas usam objetos (mas não fazem cortes, incisões, servindo o objeto apenas como figurante), noutras há o contato com as mãos apenas e em outras não há contato físico algum.

Imagine que não se cobre por uma cirurgia espiritual. Um efeito curioso acontece: o indivíduo que se submeter a ela e nada lhe acontecer ele raramente iria se queixar já que não pagou nada apenas "foi lá porque disseram que funcionaria" ou foi lá porque "tentar não custou nada apenas o tempo". Sobretudo se o indivíduo ir desenganado por alguns médicos: se nem Deus curar então quem sabe que não é desígnio divino? Carma (karma) ou algo assim?

Agora imagine se a cirurgia trouxer algum alívio. Ainda que seja só isto e que a pessoa pense que curou só porque não sente mais dor. Ou então que tenha curado porque a doença era de alcance psicológico (psicossomática). Ou ainda que a pessoa tenha passado por uma série de tratamentos nos quais só agora algum (ou vários) tenham surgido efeito e ela pense que foi o tratamento que ela fez por último? Ou ainda um regresso natural da doença ou sistema imunológico vencendo naturalmente a batalha, etc.

A pessoa então, não pagou nada pela cirurgia espiritual e ainda sai pensando que foi curada! Ela fará propaganda de todo o grado sobre a cirurgia espiritual. "Fiz, não paguei nada e ainda fui curado!". Cirurgias espirituais gratuitas tem então um efeito interessante: abafa os descontentes com ela e deixa os contentes com o resultado mais eufóricos! Ocasionando uma ilusão sobre o seu funcionamento. É uma boa estratégia.

Provavelmente os fundadores das cirurgias espirituais não tenham pensado nisto. Talvez resolveram não cobrar porque não tinham certeza dos resultados, da recuperação completa, etc. De qualquer forma, entre as cirurgias espirituais as que não cobrarem dinheiro/bens com afinco em algum tempo serão mais populares que as que cobrem. Graças ao fator propaganda.

No vídeo abaixo mostra um exemplo de cirurgia espiritual. Não estou querendo dizer que todas são assim, claro.


James Randi em uma cirurgia espiritual
Pelo vídeo vemos como uma cirurgia espiritual fraudulenta pode ser arranjada. Daí a importância de céticos e especialistas puderem examinar de perto, ver se o cirugião espiritual não esconde nada nas mangas, etc. Além de acompanhar o pós-tratamento, ver se não há recaídas. E qual o percentual de curados? Foi maior que pelo efeito placebo? Houve um grupo de controle? até que ponto este tratamento espiritual cura doenças não psicossomáticas? Etc. Assim é o exame científico que premia a verdade e reprime a mentira mesmo quando a mentira parecer mais agradável de ouvir, acreditar.

Afinal, a quem interessa fugir de testes precisos? É o honesto que foge? Ou o desonesto, o charlatão que não quer ser desmascarado? Sim porque em tais testes fracassa o indivíduo que alega fazer cirurgias espirituais quando na verdade está apenas fingindo (no vídeo James Randi mostrou como poderia ser fingir). Também fracassa aquele que está apenas alucinando que têm espíritos guia.

Não sei quanto a vocês mas eu me preocupo com o lado mais prático das religiões pois estou interessado em separar o joio do trigo, ou seja, separar uma suposta religião verdadeira de práticas supersticiosas simples ou de superstições mais elaboradas.

Várias religiões prometem que podem curar doenças mas

1) os praticantes, os líderes, se recusam a fazer testes; não se importando que a recusa em fazer testes é o mesmo comportamento de fraudadores.

2) há cirurgias espirituais que são baratas ou até de graça e que prometam funcionar (já que o poder de Deus ou dos anjos e etc são muito grandes ou infinitos). Ainda tendo a vantagem do preço (em geral sai de graça ou quase) e suposta eficiência; estranhamente que de milênios para cá vem perdendo espaço para uma Medicina ainda que cada vez mais cara.


Veja também:


pensamentos cristãos

"Jesus propôs-lhes outra parábola,
dizendo: - O reino dos céus é semelhante
ao homem que semeou boa semente no seu campo;"
Mateus 13:24


Diálogo fictício entre um cristão [1] e um não-cristão. Como os discursos dos cristãos (sobretudo católicos e evangélicos) são parecidos em alguns aspectos, qualquer semelhança que você pode ser visto/ouvido pode não ser mera coincidência!



cristão: - Deus ama você!
pessoa em dúvida: - mas isto é ótimo.
cristão: - sim, porém você irá arder no inferno [2] se não adorá-lo [3]

pessoa em dúvida: - mas isto não é um amor condicional? Se Deus me ama porque ele quer me jogar no inferno?
cristão: - Deus não quer te mandar para o inferno. Mas o primeiro mandamento diz que a não ser que você o ame sobre todas as coisas ele te jogará no inferno.

pessoa em dúvida: - mas se Deus não quer mandar ninguém para o inferno por que ele simplesmente não manda? Afinal não é Ele quem manda? ou são as regras?
cristão: - [...]

pessoa em dúvida: - então a idéia é: Deus ama primeiro suas regras, seus leis, seu jeito de governar. Depois, em segundo lugar, ele ama as criaturas. Algo como as regras são mais importantes. O que é mais estranho é que Deus poderia não mandar as pessoas ao inferno já que Ele mudou as regras duas vezes. Por que não pode mudar mais?
cristão: - quais foram as vezes que Deus mudou?

pessoa em dúvida: - leia a Bíblia, nem parece que você é cristão. Primeira mudança: não havia Antigo Testamento, e o povo ia vivendo. Daí Deus resolve mandar as primeiras regras (Velho Testamento). Segunda mudança: Deus manda Jesus dizer que o Velho não era mais válido e doravante deveríamos seguir o Novo.
cristão: - a lógica de Deus é ilógica para nós

pessoa em dúvida: - mas as fábulas, mitos, lendas também não parecem ilógicas?
cristão: - mas as outras religiões é que são falsas a minha é a única verdadeira!

pessoa em dúvida: - e como ficam as pessoas que morreram sem nunca terem ouvido falar em Novo ou Velho Testamento? Estas pessoas, provável que bilhões, todas vão para o inferno?
cristão: - talvez algumas irão para o céu. Deus deve conhecer o pensamento delas para saber se aceitariam ou não em vida Jesus ou Deus.

pessoa em dúvida: - mas isto não tornam os mandamentos inúteis pois Deus sempre saberia se a pessoa aceitaria ou não os mandamentos daí que Deus não precisa ficar testando?
cristão: - a lógica de Deus é ilógica para nós

pessoa em dúvida: - de novo você com esta. Talvez seja melhor abandonar as religiões com suas alegações ilógicas de deus ou deuses improváveis e indetectáveis então.
cristão: - [...]

pessoa em dúvida: - Outra coisa: o castigo pode ser MAIOR que o crime? E MUITO MAIOR que o crime? Se uma pessoa provoca pratica um crime e provoca algum tipo de dor em outra, a criminosa deveria então sofrer muito mais e por toda a eternidade?
cristão: - a lógica de Deus é ilógica para nós. O senso de justiça ou de amor dele são diferentes de nosso senso.

pessoa em dúvida: - Deixemos para lá então. Se você quer crer nisto, tudo bem.

O que lhe parece a pessoa que não suporta que os outros não a amem? Pensamento infantil? Egoismo? Ou que além de não aceitar, ela tenta se vingar, punir quem não o ame? Psicopatia? Como um pai que não entende o amor do filho ou que não aceite suas diferenças e resolve, por causa delas, torturar o filho eternamente. Seria a justiça de deus equivocada, desproporcional?

É falso que as pessoas optam por ir para o inferno. Imagine pessoas que observando o mundo e vendo como o cristianismo se comporta como uma superstição frente à realidade, elas consideram ele falso. Agora, pesar as evidências, agir com a razão, sem preconceitos e etc, por fim considerando o cristianismo falso a pessoa merecerá o inferno? Só se o amor do seu deus for condicional. Como uma criança mimada que não aceite que não gostem dela.

Suponha um ser que é injusto nos castigos, não sabe avaliá-los. E que ainda ame condicionalmente? Agora suponha que estes sejam os atributos alegados a um deus. Faz sentido acreditar, ter fé, na existência de um deus de pensamentos infantis?

cristão B[ouvindo a conversa, participa]: - O cristianismo que eu creio não é assim. A punição com inferno é somente para os casos mais graves do que a não-adoração.
cristão C[também ouvindo e participando]: - O cristianismo que eu creio sequer há punição com inferno.

pessoa em dúvida: - Quem acredita em Zeus, Tupã ou outro deus também não acredita na existência de inferno. Cada religião tem sua cota de ilógica independendo de se a existência do inferno é alegada ou não . Vou deixar para vocês, cristãos B e C, pensarem sobre as suas.



_________________________________________________________
_________________________________________________________
[1] Desnecessário dizer que:
  1. Nem todo o cristão pensa exatamente como o cristão acima (entretanto leia [2] e [3] e abaixo)
  2. Nem todo católico ou evangélico pensa exatamente como o cristão acima
  3. Existem outros que pensam diferente do cristão acima e não se consideram nem católicos nem evangélicos. E ainda assim consideram-se cristãos!
_________________________________________________________
[2] cristão: - sim, porém você irá arder no inferno se não adorá-lo

Veremos que "ir para o inferno" não é nada vago. Segundo a Bíblia pelo menos, o inferno é bem real:

Mateus 13:24-35 "Jesus propôs-lhes outra parábola, dizendo:
- O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro."

O que significa isto? É uma parábola? O próprio Jesus teria explicado (ou seja, não foi nem Mateus, nem Marcos...nem Alan Kardec...nem etc):

Mateus 13:36-43 "Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo:
- Explica-nos a parábola do joio do campo.
E ele, respondendo, disse:
- O que semeia a boa semente é o Filho do homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça."

Não consegui ler Jesus falar que "se a pessoa for má terá que reencarnar" ou ainda "não irá para o plano superior"...ou ainda não li Jesus dizer que "se a pessoa for má reencarnará na forma de uma lagarta" ...

Seria estranho se Jesus dissesse "vou explicar a parábola" e desse outra parábola! Ou ainda explicasse com palavras vagas para que depois tivéssemos que interpretar... . Se bem que um ateu (ou um agnóstico) diria que isto seria menos estranho do que Jesus dizendo-se um Deus ou que falava com Ele

E ainda, por outro lado, se quiser interpretar "céu" ou "inferno" como queira ou dos requisitos para entrar em cada um, a escolha é livre e por sua conta e risco

_________________________________________________________
[3] cristão: - sim, porém você irá arder no inferno se não adorá-lo

Adorar a Deus ...seguir Jesus. O que é necessário para ir para o Céu? Serei suscinto aqui. Algumas partes da Bíblia diz que Jesus é o caminho e ninguém chega a Deus senão por Jesus. Deixando entender que só o "cristianismo" leva ao Céu. Em outra passagem Jesus fala dos mandamentos que tem que guardar. Etc.

Esta discussão iria longe. Só para que o leitor tenha idéia:
  1. evangélicos dizem-se cristãos
  2. católicos dizem-se cristãos. Porém alguns evangélicos discordam dizendo que católicos violam partes da Bíblia como adorar santos, adorar imagens, dar muita autoridado aos padres e Papa, só para citar alguns.
  3. espíritas dizem-se cristãos. Neste caso a polêmica é maior: não apenas muitos evangélicos como muitos católicos discordam dizendo que mediunidade, etc, é "maligna". É inspirada pelo "demônio" que pretende afastar do que é verdadeiro. E talvez até católicos e evangélicos que citem ainda outras passagens como "lobos na pele de cordeiro" querendo dizer que não é porque o ato parece altruísta ele viria inspirado, etc., por Deus.
  4. outro tipo que pode ser citado é o cristão que considerava Jesus como um equivalente a Moisés: alguém que foi inspirado por Deus mais nada. Segundo o cristianismo ariano por exemplo, Jesus não faria parte da "Santa Trindade" (Pai, Filho, Espírito Santo), Jesus seria um profeta e não um Deus. De nada adiantaria então fazer preces para Jesus, etc.
  5. Etc.
Entre outras quantidades imensas de posturas de seguidores que se autointitulam cristãos.
_________________________________________________________



Santa Ceia

Video do grupo de humor Os Barbixas. Trata-se de humor. Divirtam-se





Santa Ceia





Não se esqueça de ler os comentários e deixe também o seu!

Hermanoteu e Moises

Video do grupo de humor Os Melhores do Mundo. Trata-se de humor. Divirtam-se


Hermanoteu e Moises





Não se esqueça de ler os comentários e deixe também o seu!