A Origem das Espécies no programa Entre Aspas

A Teoria da Evolução de Charles Darwin é a base dos experimentos mais avançados em Genética. A pesquisa farmacêutica, na busca de novos remédios, como para doenças causadas por vírus, bactérias, fungos, etc tem como base a Evolução. Por exemplo, o fenômeno de Mutação no surgimento de novas formas de vida e Seleção dos organismos que são mais resistentes aos remédios motiva a busca de novos remédios.

Também através do cruzamento de espécies vegetais (na busca de alimentos menos venenosos, menos tóxicos) e mais nutritivos ou mais digeríveis ou ainda a busca de transgênicos. Outro tipo de cruzamento visa obter animais de corte mais domesticáveis e com mais carne. Todos tem por trás as idéias da Seleção Natural de Darwin ou ainda da Mutação.

Há muitos debates sobre o tema na internet. Nesto vídeo abaixo há um trecho de um debate entre dois professores, Nahor de Souza Júnior (adventista e geólogo) e Mário César Cardoso de Pinna (zoólogo) no programa Entre Aspas da Globonews.

Antes de começar, vale a pena lembrar que vimos que a Evolução pode se conciliar com o cristianismo. Veja a postagem Conciliando Evolução com Cristianismo (criacionismo cristão).



Um problema grave é defender a Criação apresentando como única alternativa a uma Evolução caricaturizada, errada ou incompleta. Ou seja, não se atualizar, talvez de propósito, nas novas idéias e ficar presos a idéias nunca defendidas pela Ciência ou já abandonadas por ela.

Ou seja, não é correto apresentar uma versão falsa da Evolução para dizer ainda que como esta versão (falsa) está errada logo o Criacionismo está certo. Aliás, o discurso estaria errado não apenas nestes argumentos em si, como também a própria conclusão seria non sequitur: é como dizer que a única alternativa para a Criação é a espermogênese e como a espermogênese está errada o criacionismo está certo!

Veja por exemplo no instante 3:07 do vídeo abaixo. Nahor diz que os filos surgem ao mesmo tempo, como se os seres fossem criados independentemente e ao mesmo tempo contradizendo a Evolução ou, supostamente, confirmando a Criação.

Em 5:14 o prof. Mário César explica porque esta idéia defendida por Nahor está errada. Nos últimos 15 anos o panorama mudou e novas explicações científicas surgiram.

Outro exemplo em 3:50 Nahor sugere que a escala de tempo pode estar errada: que a Geologia não sugeriria milhões ou bilhões de anos quando ele diz que não vê escala da tempo.

Em 4:42 o prof. Mário César explica esta falácia também. Dando evidências de que alegar poucos milhares de anos para a Terra ou para o Universo está errado. Outras evidências que acrescento são a datação radioativa, observações astronômicas, cosmológicas, etc.



Links para todas as partes:


Parte 2 (a mesma do vídeo acima)



Veja também:


Nenhum comentário: