preconceito contra ateus na TV vira ação na Justiça

Já defendi aqui que o programa Brasil Urgente é programa de pouca utilidade e qualidade. No programa as poucas reportagens ficam em loop: ora entrava uma, ora outra, e ficava assim esticando a notícia e mais os intervalos o programa durava por 1 hora ou mais. E os entrevistados, claro, interrompidos à toda hora.

Nesta postagem, vimos algumas falsas alegações do programa, na voz do Datena, e também como repercutiram. Alegações contra as evidências as quais mesmo jornalistas ruins poderiam ter acesso e se informar.

Sobre estas evidências, veja por exemplo esta postagem aonde usando dados do censo do IBGE, censo presidiário, CPS/FGV e dados de outros países vimos porque não há qualquer correlação entre honestidade e ter "Deus no coração".


Agora o preconceito do programa repercutiu na Justiça. O Ministério Público Federal entrou com ação civil pública na Justiça para obrigar a TV Bandeirantes a exibir durante o programa Brasil Urgente uma retratação pelas declarações ofensivas do apresentador José Luiz Datena contra os ateus.

Uma retratação (em tom hipócrita ou não, com o pessoal da Band se fazendo de vítima ou não) não é a melhor resposta. Tenho a impressão que para este pessoal dói mais quando mexe no bolso deles.

Obrigá-los, por exemplo, a pagar indenização no valor do faturamento daquele dia do programa bem como de alguns dias seguintes seria a melhor resposta. O motivo destes dias seguintes seria porque o sensacionalismo do dia repercute ainda por alguns dias.

Doendo no bolso quem sabe a direção da Band controla mais suas falas?

Sites:
  • ESTADÃO: MPF quer que Datena e Band se retratem: apresentador relaciona crimes a ateus
  • O Globo: SP: MPF entra com ação para que programa 'Brasil Urgente' se retrate de declarações preconceituosas contra ateus
  • terra: MPF pede retratação de TV por preconceito contra ateus
  • UOL: MPF em SP questiona TV por preconceito contra ateus
  • Última Instância: MPF quer que Band se retrate por ofensas de Datena contra ateus

Nenhum comentário: