Pastor Caio Fabio denuncia várias igrejas evangélicas

(E as denúncias não são apenas sobre desvio de dinheiro!)


Antes de eu me tornar cristão...

Antes de eu me tornar cristão ouvia críticas aos chamados "protestantes" ou "crentes" pelos críticos. As críticas eram de que eles eram ingênuos, dizimistas e presas fáceis dos pastores estelionatários. As críticas que eu ouvia iam além: de que os estelionatários seriam a maioria entre os pastores.

Eu achava um exagero, para dizer o mínimo. E eu sempre quis crer que a minoria seria estelionatária. Mas sempre achava estranho que que na Bíblia estava escrito para "doar aos pobres" e não "doar para o pastor na espectativa que ele não desvie o dinheiro".

Quando me tornei cristão...

Quando me tornei cristão continuei a pensar que os maus pastores seriam poucos. Mas comecei a ouvir outro tipo de discurso: "os fins justificam os meios" aonde "os fins" seria trazer mais adeptos para o cristianismo.

Ouvi também um outro tipo de discurso que, se você for evangélico talvez você mesmo defenda: "não me importo se o líder de minha igreja desvia o dinheiro. Eu fiz minha parte doando e se ele desviar o dinheiro ele arcará com as consequências por parte de Deus", como já disse no post Edir Macedo em vídeos polêmicos. E este pensamento até onde vi é bastante comum. Desnecessário dizer que este pensamento os torna presas fáceis de espertalhões.

Depois que abandonei o cristianismo ...

Depois que abandonei o cristianismo continuei achando que poucos estelionatários havia entre os pastores.


Agora se sempre pensava que poucos eram os pastores que desviavam o dinheiro, pensava que havia menos ainda pastores que usavam de truques de ilusionismo ou ainda mais amadores para forjar os milagres. O personagem Jonas Nightengale interpretado por Steve Martin no filme Fé Demais Não Cheira Bem é a união dos dois tipos de estelionado: desviava dinheiro e forjava milagres. Filme recomendado para evangélicos.

Dias atrás acabei encontrando esta preciosidade no Youtube. Trata-se de um ex-membro da liderança de uma destas igrejas grandes igrejas. Nomes como Morris Cerullo (Cruzadas do Cerullo), Edir Macedo (que já esteve preso no Brasil), Estevam Hernandes (que já esteve preso nos Estados Unidos), R. R. Soares, Silas Malafaia, etc. são alguns dos nomes citados.

Além do desvio de dinheiro, a denúncia também trata de alguns tipos de milagres que são forjados. Uso de maquiagem no rosto para forjar doenças (a maquiagem é retirada para forjar a cura), hipnose, sugestão. Até mesmo atores representando falsos paralíticos. Deficientes visuais também devem estar sendo interpretados.

E muito do desvio seria justificado, motivado ou até encoberto pela tal da Teologia da Prosperidade. Tal teologia seria defendida pela Igreja Universal do Reino de Deus, Assembléia de Deus, etc. E atingiria então
Igreja Batista
Igreja Presbiteriana
Igreja Internacional da Graça
Igreja Mundial
Igreja Renascer
Igreja Bola de Neve
O movimento dos G-12


Por exemplo, na parte do desvio de dinheiro tem até ciranda de palestras: um vai pregar na igreja do outro e é pedido mais oferta para tirar mais dinheiro dos evangélicos. E os ganhos em um mês pode chegar em R$ 100 mil reais para cada pastor!

É dízimo + oferta + desafio e afins.

Seguem os vídeos (os dois primeiros tem uns 10 minutos e o último uns 4 minutos).





Pastor Caio Fabio denuncia várias igrejas evangélicas - Parte 1




Pastor Caio Fabio denuncia várias igrejas evangélicas - Parte 2





Pastor Caio Fabio denuncia várias igrejas evangélicas - Parte 3


Leia também: