SETI










Jodie Foster no filme "Contato", da Warner Bros.


SETI é uma sigla que significa Search for Extra-Terrestrial Intelligence ou "procura por inteligência extra-terrestre".

É uma busca inteligente por vida inteligente extra-terrestre pois supõe-se que mesmo ET que eventualmente pilotem naves interplanetárias (ou intergalácticas) passaram por vários estágios de avanços tecnógicos. Um dos estágios que antecipa viagens espacias é a capacidade de telecomunicar-se e, das 4 forças fundamentais da natureza, 1 é a mais fácil, direta, se não a única, de usar que é a força eletromagnética. Ou seja, comunicar-se via ondas eletromagnéticas. Exemplo: vida ondas de rádio FM, AM ou ainda a TV, internet sem fio, etc.

E à partir do momento que uma civilização em um planeta comece a usar tais ondas para se comunicar à distância, estas ondas se espalham obrigatoriamente pelo espaço: escapam do planeta origem.

Assim o SETI tenta detectar uma onda deste tipo e que tenha sido gerada artificialmente. Assim é necessária cautela antes de saber se a onda foi emitida por fontes naturais ou artificiais. Uma onda que chegou a enganar alguns astrônomos mas por pouco tempo foi a produzida por uma estrela de nêutrons. Foi detectado pulsos contínuos vindo de uma estrela (de tal forma que poderia estar sendo emitido por ela ou por um planeta em órbita ali). Tratou-se da detecção do primeiro pulsar, em 1967. Foi batizado de LGM-1, sigla de "little green men" ou "pequenos homens verdes".



Pesquisas como SETI ajudam a responder àquela velha pergunta filosófica "estamos sós?". Não apenas isto como nos ajuda a conhecer mais a Biologia em aspectos como Evolução e Abiogênese, por exemplo. Ou ainda ajudam a inovar em áreas como a Computação. Afinal em toda e qualquer pesquisa científica, novas tecnologias podem surgir como subprodutos de tal pesquisa. No caso do SETI, pelo menos uma já surgiu. Trata-se do SETI@HOME, que divide os dados coletados em pequenos trechos que possam ser analisados por computadores pessoais comuns.

O radiotelescópio que fica em Arecibo (no país Porto Rico) é usado para coletar ondas eletromagnéticas vindas do espaço. Graças ao SETI então já surgiu uma nova forma de processar/analisar dados.

Ainda assim, o Governo dos EUA cortou verbas e hoje o SETI é financiado por Paul Alan um dos fundadores da Microsoft. As fontes dos recursos para a pesquisa tem vindo só de dinheiro privado. Outros colaboradores do projeto SETI são os vários internautas que tem instalado o programa do SETI@HOME em seus computadores sendo assim voluntários do projeto. Só no Brasil o número usuários é mais de 68 mil.



Outra tentativa de provar que exista vida inteligente fora da Terra é da Ufologia. A ufologia não tem produzido provas a cerca da existência de extra-terrestres inteligentes (ET) visitando a Terra. A ufologia costuma dividir os contatos com ET em 3 categorias.

1)Contatos de primeiro grau. São aqueles avistamento de ovinis (ou ufos em inglês) cujas siglas significam "objetos voadores não identificados".

Entretanto explicações céticas tem parecido mais racionais:
a) ufos (ou ovinis) podem ser tentativas de fraudes, fingimentos. Muitos casos são comprovadamente falsos.
b) Ilusões de ótica ou alucinações.
c) satélites, balões meteorológicos, cometas, etc. sendo confundidos.
d) fenômenos atmosféricos ainda desconhecidos.
e) etc.

2) Contatos de segundo grau. Relatos de visões de naves e de ET.
Entretanto as explicações céticas mais aceitas são:
a) ilusões, alucinações
b) fraudes, fingimentos.

Aqui cabe a velha máxima: alegações extraordinárias carecem de provas extraordinárias. Grosso modo, dizer que viu ET ou que viu Papai Noel não prova que eles existam, ainda que o testemunho possa vir carregado de emoção.

3) Contatos de terceiro grau. São as alegações nas quais os ET fazem contato, se comunicam (ou tentam) ou ainda abduzem (sequestram) os humanos.
Entretanto os relatos de abduções não ajudam. Abduçoes são os supostos sequestros por ET. Tais sequestros teriam como fim que eles, os ET, nos examinem. Durante os exames, quando se pede para a pessoa descrever os aparelhos usados nestes exames, cirurgias, muitas vezes são descritos aparelhos que você encontra até no primeiro consultório odontológico que encontre.
Para piorar, muitos sequestros se dariam enquanto a pessoa dormia. Ou seja, ao que tudo indica foi só um pesadelo.

As explicações céticas mais aceitas são:
a) ilusões, alucinações ou ainda sonhos, pesadelos.
b) fraudes, fingimentos.


Para saber mais
setibr.org - Projetos SETI@home e BOINC no Brasil
en.wikipedia (versão em inglês e mais completa)

4 comentários:

Unknown disse...

Não existe ex-cristão, ex-salvo, ex-nascido de novo; na verdade, você nunca foi cristão; se se achava, era apenas convencido e não convertido. Quando aos "pastores estelionatários", não me surpreendo, pois Jesus já nos alertou sobre "lobos vestidos de ovelhas", "falsos mestres" etc. Sua preocupação com os pobres, também não é de admirar, pois Judas também se preocupava, mas seu interesse era que o dinheiro das ofertas viesse para as suas mãos, "porque era ladrão". Que Deus tenha misericórdia de você. E lembre-se, no juízo final vão ser revelados o "joio", o "bodes" e os falsos, e estes serão lançados no fogo do inferno, preparado para o diabo e seus mensageiros, enquanto que as ovelhas, os fiéis, ouvirão de Jesus: "Vinde, benditos de meu Pai. Recebei por herança o Reino que vos está preparado desde antes da fundação do mundo."

Leandro disse...

Olá walmir,

Bem-vindo, e espero que esteja tudo bem, antes de mais nada.

Já pensei como você. Deixei de ser cristão por vários motivos e alguns, os menos importantes, já postei no blog. Deixei os mais importantes para depois.


Com relação ao que Jesus disse, não me admira. Afinal naquela época já existiam charlatães e o discurso dos charlatães da época já era "cuidado com os charlatães" ou ainda dito de outra maneira "cuidado com os lobos vestidos de ovelhas".

O desonesto diz-se honesto e não permite que o questionem. Fica bravo, ríspido para parecer que "é óbvio que sou honesto, veja como estou bravo quando você duvida".

O desonesto também não dá provas. Quando uma pessoa diz-se um deus ou enviada por deus ou ainda messias, etc, ela não está disposta a dar provas quando testada. Foge dos testes ou dá desculpas as mais incríveis e variadas. Já antes de Jesus isto já acontecia.


Era truque velho mesmo naquela época. Claro que não nascemos sabendo dos truques que os charlatães podem empregar, por isto que eles ainda existiram, existem e existirão. Qualquer um pode profetizar isto, mesmo Jesus.

Um profeta que não dá datas, não diz o que exatamente irá acontecer e aonde não é exatamente um profeta, não é mesmo? Ou ainda um profeta que algumas vezes fale em datas mas que falhe e que fica bravo quando testado não é profeta também!

O que é? Charlatão.

Não sou um deus e nem um profeta mas sou capaz de reconhecer os falsos. Mas isto não é nenhum dom ou poder místico. É só observar pelo que todos os supostos profetas, avatares, messias fizeram durante a história.

Os desonestos fogem dos testes sérios e/ou fracassam nos testes sérios e/ou dão desculpas esfarrapadas para fugir dos testes e/ou ficam bravos, tentam ofender quando confrontados. Alguma semelhança com alguém de quem você ouviu falar?

O honesto nunca fingiria ser desonesto ou permitiria uma dúvida no ar, para propositadamente parecer desonesto quando pudesse evitá-lo. O honesto não age como desonesto. Ele esclarece. Não finge e nem foge.

Para o desonesto sobre alguns truques de circo e o grito para tentar convencer. Como aconteceu com nossos supostos profetas, avateres, messias, etc.


Segundo a lenda, Satanás (ou Lúcifer ou seja lá o nome que você dê), supostamente sabe sobre Jesus ou Deus. E o fato de ele supostamente saber não é garantia de que ele irá para o ceú.

Como até você pode ver mesmo se Jesus ou Deus provassem sua existência, como até Lúcifer supostamente soube, não é garantia de nada.

Então para que fingir ser charlatão? Fingir falhar? Dizer que pode tudo mas que quando testado fracassa sempre? Ou fugir dos testes?

A parábola da semente só convence os que já estão predispostos a serem enganados...

Anônimo disse...

Ex cristão, você é um pobre coitado, cego e nu, carente do amor de Deus, se você quer ir para o inferno, (já sei, não acredita nele) vá sozinho, eu não sou religioso, sou cristão, amo a Deus, sou tremendamente falho, um miseravel igual a você, que fica focando nas contradições da Biblia, saindo, (se é que algum dia entrou, o que duvido muito)do Unico caminho que te leva a vida eterna(já sei, não acredita tambem)sinto muito, você nunca foi um cristão e se foi é um apostata. lamentavel

Leandro disse...

Olá Anônimo, bem vindo

Você disse:
Ex cristão, você é um pobre coitado[...]

Não precisa ficar triste ou nervoso porque foi contrariado.

Ás vezes chego a pensar que os sentimentos "negativos" que os cristãos sentem quando confrontados é devido a um medo (ainda que neguem) de estarem perdendo tempo crendo em Jesus ou no deus cristão.

Até