porque perdi a fé



Eu estava devendo esta resposta.

Uma pessoa pode se tornar atéia por diversos motivos. Muitos não eram religiosos antes. No meu caso, eu fui basicamente cristão antes de me tornar ateu.

Desnecessário dizer que nem todos ateus passaram pelas mesmas etapas que eu passei. Alguns foram menos teimosos do que eu fui antes de abandonar a fé em um deus (ou deuses). Outros foram mais teimosos do que eu.

Minha teimosia durou 4 etapas:

Primeiramente percebi que a religião (um tempo fui católico, depois evangélico) que eu acreditava não batia com a realidade. Então outros membros da igreja me convenceram com a desculpa de que as escrituras sagradas deveriam ser interpretadas ...que não deveriam ser entendidas ao "pé-da-letra". Ou que teriam havido alguns erros de tradução. Estas desculpas me convenceram por vários e vários anos.

Segundo, encontrei erros e contradições nas próprias escrituras com outras partes dela mesma! Novamente aceitei a desculpa da interpretação ou ainda na "falha na tradução". E aceitei durante anos.

Outra desculpa que me parecia aceitável, e eu mesmo defendi por anos, foi de que o importante era a mensagem central. Ou seja, poderiam ter alguns erros aqui ou ali. Alguns exageros lá ou acolá. Porém a existência de Jesus e seus milagres seriam incontestáveis. Defendi este pensamentos durante outros anos.

Continuei ainda crendo e sempre achando que os outros deuses não existiam apenas o deus que eu, cristão, acreditava existia. Ouvia falar de "milagres" de outras religiões mas atribuía a equívocos ou ainda forças malignas que pretendiam que você se desviasse da "correta fé" ou "correta religião", dos "caminhos de Jesus" e etc.

A terceira etapa veio com a descoberta de que não apenas os profetas da minha religião fugiam dos testes (dando desculpas para a fuga, obviamente) mas os das outras religiões também fugiam! Para ser mais exato, alguns ainda eram corajosos e enfrentavam testes mas fracassavam e o resto fugia!

Todos os líderes, profetas, pastores, médiuns, etc, tinham um mecanismo de defesa contra testes imparciais e sérios: eles aprenderam a ignorar tais testes.

O fracasso significa dizer que toda paranormalidade, rezas, orações, superstições, etc, não tem poder maior do que o efeito placebo. O poder dos deuses não passa de sugestão!  Não passa de pílula de açúcar!

Ainda assim eu mantive minha fé mais um pouco. Pois aceitei a desculpa de que os profetas, líderes espirituais, ou ainda deus, etc, queriam que você acreditasse sem provas. Afinal, não era para os seres espirituais (ou deus) se revelarem. "O mistério deveria deveria ser companhia na jornada".

Então veio a quarta e última etapa. Constatei que pessoas com alucinações de que ouvem voz de algum deus (ou que aleguem que elas próprias são um deus vivo) ou ainda charlatães também ou fogem dos testes ou fracassam neles quando tem coragem de participar.

Não poderia mais crer num líder (como Buda, Jesus, Alan Kardec, etc) que tem tanto poder como de um placebo e que age nos testes como um louco ou charlatão agiria!

60 comentários:

Anônimo disse...

Fico triste ao ver que você perdeu sua fé em Cristo. Mas a fé você não perdeu, pois fé é algo inerente ao ser humano (você apenas a mudou de foco). Dê embasamento ao que você fala. Se você diz que a Bíblia tem contradições, apresente-as. Fique na paz e espero que um dia de alguma forma você volte a relacionar-se com Jesus, que tanto te ama.

Leandro disse...

Olá Anônimo, bem vindo.

Você disse que

Se você diz que a Bíblia tem contradições, apresente-as

Já apresentei no blog um site que anotava 462 contradições bíblicas. Eu não quis copiá-las todas aqui...

Em maio de 2007 !!! eu já havia postado aqui no blog. Clique aqui e veja.


Grato.

Wanderson disse...

Realmente amigo, você não perdeu a fé. Deixou apenas de acreditar na religião. Fé é um gesto sublime inerente a nós, quem estraga esse sentimento manupulando.é a Igreha-Mor.
Fez bem sair desse sistema religioso de mentiras. Você ja leu a Biblia no Hebraico?
vlw...

Leandro disse...

Olá Wanderson, bem vindo.

Tenho planos de aprender francês e chinês antes do hebraico.

Até

Wanderson disse...

Olá amigo, você conhece o Leonardo Karnal, Dr. Prof. De Historia da Unicamp?
Ele simplesmente excepcional, aprendi muito sobre religião e sobre muita coisa nas palestras dele. Tem uma um vídeo chamado "Religião - temor e tremor" Conhece?

Leandro disse...

Já conhecia sim.

E visto vários vídeos dele.

Bom mesmo.

Vinicios Coutinho Candidato disse...

olá meu amigo, estava eu fazendo algumas pesquisas e acabou que parei vendo seus posts. sobre ex. alguma coisa....
bom eu sou crente em Jesus o Cristo
tenho a fé cristã como doutrina de Salvação...
vou fazer um desabafo com você, sempre quis saber o que se passava na cabeça de um ateu, graças a você percebi que a mente de vcs esta muito cheia de conhecimentos inúteis (sem ofensa). mais vc disse que vc encontrou contradições na Bíblia Sagrada.
Por favor me diga quais, e como pessoas que ião na mesma igreja que vc e não te deram uma resposta
concreta...... espero resposta

Leandro disse...

Olá Vinicios, bem-vindo.

Você disse que "vc disse que vc encontrou contradições na Bíblia Sagrada. Por favor me diga quais"

Algumas contradições bíblicas podem ser lidas na postagem contradições bíblicas. Clique se quiser ler ...


Você disse "graças a você percebi que a mente de vcs [...]"

Graças a mim? Como assim? Não generalize a partir de 1 pessoa apenas!

A maioria dos ateus não pensa como eu e, aliás, eu até torço mesmo contra o ateísmo. Espero que eu descubra (ou alguém) provas da existência de algum deus ou deuses...

Você disse "a mente de vcs esta muito cheia de conhecimentos inúteis (sem ofensa)"

Não me ofendo. Penso o mesmo do cristianismo (não se ofenda), islamismo, espiritismo, budismo, taoísmo, bramanismo, etc, etc.


Até a próxima!

Anônimo disse...

EU TENHO DÓ DAS PESSOAS QUE SE DIZEM CRISTÃOS, POIS INFELIZMENTE A UMA VENDA O VÉU COBRE O ROSTO DELES E OS MESMO NÃO CONSEGUEM VER A VERDADE.
O QUE MAIS EXISTE NA BÍBLIA SÃO CONTRADIÇÕES E MUITO ENGANO, O MAIOR DELES É JESUS O ÚNICO CAMINHO PARA O CÉU. SE VCS PERCEBEREM JESUS É O CAMINHO NÃO PARA O CÉU MAS PARA DESVIAR AS PESSOAS DO CRIADOR ETERNO,POIS ELE DISSE QUE SUA GLÓRIA NÃO DAVA A OUTRO, ENTÃO APARECE JESUS DIZENDO QUE TODO PODER E TODA GLORIA FOI LHE DADO NO CÉU E NA TERRA. E ME PERGUNTO E O ALTÍSSIMO ONDE FICA EM TUDO ISSO? POIS O NOVO TESTAMENTO EM ESPECIAL DESCARTA TOTALMENTE. O NOME DO CRIADOR DEVERIA SER EXALTADO, MAS FOI ESQUECIDO POR CAUSA DE JESUS. SÓ PEÇO QUE TODOS QUE DEFENDEM JESUS ESTUDE MAIS NÃO SÓ A BÍBLIA MAS PESQUISEM EM OUTRAS FONTES QUEM É JESUS OU IESUS CRISTO COMO FOI CHAMADO PELA BÍBLIA VULGATA. EU NÃO SOU INCRÉDULA, POIS CREIO QUE EXISTE UM SER SUPREMO QUE CRIOU TODAS AS COISAS, MAS NÃO CREIO NESSE JESUS ROMANO. E OLHA QUE TAMBÉM JÁ FUI CRISTÃ E O DEFENDI COM UNHAS E DENTES, MAS GRAÇAS AO PAI ETERNO A VENDA ACAIU DO MEU ROSTO, HOJE SOU VERDADEIRAMENTE LIVRE, DE SISTEMA RELIGIOSO, ESTOU LIVRE PARA SER FELIZ E DECIDIR O QUE QUERO DA MINHA VIDA

Anônimo disse...

Caro ex,

Você não deixou de ser um cristão, apenas nunca o foi antes. Não podemos perder o que nunca tivemos.
No dia em que se converter as dúvidas se dissiparão e a verdade, que é Jesus, brilhará na sua vida.

Anônimo disse...

concordo com o autor....passei pelo mesmo processo.minha cabeca nao esta cheia de conhecimentos inuteis.,ao contrario me baseio na realidade para tirar minhas conclusoes..se vcs que permaneceram religiosos ainda estao firmes eh porque vcs se sentem numa zona de conforto a qual a religiao vos oferece...porem no meu caso a religia so me julgou e ofendeu ...sinto muitissimo ...eu queria acreditar numa religiao porem a realidade realmente eh muito diferente,,a unica coisa que se assemelha a vida eh a teoria de aprendizagem e evolucao de valores e de amor ao proximo e a natureza cumprindo a justica e fazendo desse planeta um lugar melhor para seus habitantes...amor e justica ..,.,seja prudente!

Leandro disse...

Olá!

Grato pela participação.

Essa zona de conforto a que se referiu, é interessante.

Fica mais fácil não se frustar ou encarar muitas dificuldades se você se agarra numa fé, não importa fé em que.
E não importa se a fé é em algo real ou pura ilusão ...

Wanderson disse...

Amigo preciso de seu contato por e-mail ou facebook....assim que puder me responda...abraços!

Rose disse...

Devido as escrituras bíblicas que tbm questionei, pois ela nos apresenta um Deus autoritário , vingativo,cruel, e muto egoísta tbm virei ateu , mais com o tempo voltei a acreditar em Deus p/ isso passei a abominar a bíblia , pois não acredito que ela seja a palavra de que Deus...

Rose disse...

Devido as escrituras bíblicas que tbm questionei, pois ela nos apresenta um Deus autoritário , vingativo,cruel, e muto egoísta tbm virei ateu , mais com o tempo voltei a acreditar em Deus p/ isso passei a abominar a bíblia , pois não acredito que ela seja a palavra de que Deus...

Rose disse...

Devido as escrituras bíblicas que tbm questionei, pois ela nos apresenta um Deus autoritário , vingativo,cruel, e muto egoísta tbm virei ateu , mais com o tempo voltei a acreditar em Deus p/ isso passei a abominar a bíblia , pois não acredito que ela seja a palavra de que Deus...

Anônimo disse...

Tb perdi minha fé, te entendo bem!

Unknown disse...

Deus não é real, é a maior mentira da humanidade e seu livrinho chamado Bíblia é um plágio fajuto de outras mitologias. Me identifiquei cm vc, a religião só me trouxe problemas, mas mesmo assim passei um tempão tentando lutar a favor dela, mas realmente não tem como defender algo tão terrível como uma religião que segue os preceitos bíblicos, eu fico me perguntando como é que as pessoas conseguem seguir tal crença. Abraços e beijos

Unknown disse...

Também passei por um processo compli cado até perder a fé, amigo. Entendo você, abraços!

Unknown disse...

Eu te entendo, amigo. Eu também passei por processos bem complicados e várias etapas para finalmente eu abrir os olhos, durou anos. Eu certamente sou o único diferente em minha família.

a disse...

Tambem perdi a fe por ve as contradiçoes na biblia,foi crente por muito anos,tinha sonhos de gravar cd e viajar o mundo pregando o evangelho,vivi a minha vida em prol disso...mas comecei a estudar a biblia a fundo...pq ela mesmo diz: o meu povo perece por falta de conhecimento... vi um monte de contradiçoes como: jesus nao sendo da linhagem de davi e o messias deveria vir da linhagem de davi,a biblia diz que no inicio nao existia nada adao e eva era os primeiros homens da terra mas depois fala que os filhos de adao foram procurar outras mulheres fora do jardim como assim?? O exodo,ate hj a arqueologia nao encontrou provas que o povo israelita foi escravo no egito e sem falar do inferno...tenho muitos motivos pra nao cre,por mais que quisesse acreditar que tudo isso e real,porque seria lindo,
Porem o que se ve e o enriquecimento dos lideres evangelicos em troca dos serviços gratuitos dos inocentes...a religiao e uma otimo meio de manipulaçao pelo governo e tudo mais ... os pobres aceitando o sofrimento nao vao questionar "o sofrimento produz o crescimento".mas sinceramente e dificil sair da igreja tenho 20 anos e cresci dentro da igreja meus amigos a maioria sao crentes e a maioria das pessoas me conhecem como crente e dificil chegar e dizer " oi nao sou mais crente" ninguem aceita acham que vou pro inferno...na realidade acho que a igreja virou um lugar de encontros um estilo de vida sei la!! as pessoas sabem que a historia nao bate mas na igreja as pessoas sao certinhas entao criar os filhos dentro da igreja e menos perigo evita gravidez precoce,evitando as drogas...sera mesmo a soluçao?? Iludindo as pessoas?? Deixando suas almas presas...
61 91432467 se alguem quiser me convencer do contrario.

a disse...

Os jovens e muitas pessoas tem o desejo de participar ativamente de algo que tenha a promessa de mudança do mundo e as pessoas que criarampartes da biblia sabiam disso,e sabiam que era melhor eles lutar contra espiritos do mal imaginarios do que contra as praticas erradas do governo ou da religiao.como li o imperador romano adriano pediu ajuda aos gregos para elaborarem o novo testamento...nao sei se essa historia e veridica mas me pareceu logica...o imperador vendo o aumento do crescimento da religiao judaica em seu imperio o que estava fazendo o povo desacreditar nos deuses romanos entao com medo de perder o seu dominio resolveu criar uma religiao que nao fosse tao cheia de regras como o judaimos mas que vinhesse dele pra que as pessoas acreditassem,entao nasce o cristianismo...e os vencedores contam a historia.... e a plebe aceita sem questionar.

a disse...

Os jovens e muitas pessoas tem o desejo de participar ativamente de algo que tenha a promessa de mudança do mundo e as pessoas que criarampartes da biblia sabiam disso,e sabiam que era melhor eles lutar contra espiritos do mal imaginarios do que contra as praticas erradas do governo ou da religiao.como li o imperador romano adriano pediu ajuda aos gregos para elaborarem o novo testamento...nao sei se essa historia e veridica mas me pareceu logica...o imperador vendo o aumento do crescimento da religiao judaica em seu imperio o que estava fazendo o povo desacreditar nos deuses romanos entao com medo de perder o seu dominio resolveu criar uma religiao que nao fosse tao cheia de regras como o judaimos mas que vinhesse dele pra que as pessoas acreditassem,entao nasce o cristianismo...e os vencedores contam a historia.... e a plebe aceita sem questionar.

Anônimo disse...

Olá ex-cristão... Concordo com vc em tudo e eu ainda diria mais ainda, já reparou que, quanto menos QI a pessoa tem, mais ela acredita em algum ser? Não conseguem pensar fora da caixinha porque não têm inteligência suficiente pra isso. É simples assim: Precisam se agarrar a algo pra aceitar viver uma vida medíocre que a maioria vive. E tem mais vc viu que não dá pra discutir com essa gente de mente pequena, né? Eles encontram argumentos (infundados) pra tudo. kkkkkkkkk Enfim, lembre-se a vida é sua, portanto seja e faça o que você quiser! Bjs

Anônimo disse...

Ainda sou cristão, mas não m considero cheio de conhecimentos inúteis, também não discordo do que foi postado, a verdade é q estou saindo dessa porcaria de religiosidade sem sentido, cujo único objetivo é domínio de massas e alienação.

Anônimo disse...

Ainda sou cristão, mas não m considero cheio de conhecimentos inúteis, também não discordo do que foi postado, a verdade é q estou saindo dessa porcaria de religiosidade sem sentido, cujo único objetivo é domínio de massas e alienação.

Lucas disse...

Concordo plenamente, na bíblia as contradições estão tão exatas como 2+2=5,porém os seguidores diz q vc n interpretou direito e tal,fazem a velha equação 2+2=5,também me livrei desse sistema religioso q só veio para escravizar e limitar as pessoas

Leandro disse...

Olá Rose,

Grato.

Leandro disse...

Olá Lucas dos santos

Grato

Leandro disse...

Olá Amanda

Grato

Leandro disse...

Olá Niklaus

Grato

Anônimo disse...

Eu entendo perfeitamente vc!!E imagino que vc deve ser uma pessoa muito inteligente. E acho que vc está certo. Devemos questionar sempre e não fecharmos os olhos pra tudo que nos dizem que é o certo. Eu me questiono mto. A verdade é Q eu não faço parte de nenhuma religião, eu consigo ver uma força sobrenatural em todas e isso não dá pra explicar, é uma experiência pessoal que eu sei que ela existe, pq eu já senti.Sabe qndo vc chega ao ponto de amar tudo e todos. É uma paz mto grande. Mas por outro lado, tive momentos mto difíceis na minha vida e te confesso que mtas vezes eu perdi a fé. E eu sou igual vc...preciso ver pra crer. E eu comecei a estudar a bíblia..e todas as religiões. Eu encontrei mtas respostas. E analisando de uma maneira bem "razão" tudo. Eu conclui Q mtas coisas na bíblia foram inventadas pelos os homens mesmo. Exceto do novo testamento. Pensa comigo..vc acha que o homem teria essa lucidez de escrever lições em um mundo de ego e imperfeições que vivemos?
Tipo "perdoar os seus inimigos"? Quem perdoa de todo o seu coração alguém Q te traiu?
Como um homem ia ter essa bondade de criar um personagem feito Jesus Cristo e dizer que ele perdoou Pedro por ter lhe entregado?
Que homem inventaria falando pra vc oferecer a outra face?
Em fim...todos os ensinamentos de Jesus Cristo não foram criados por homens. A gente AINDA não tem essa capacidade. Somos humanos....não existe um humano com essa bondade toda...entende? Se não existe nessa época que vivemos, digamos antes.
Ele é o exemplo do que a gente tem que ser.
E isto eu te comprovo que eu já senti. A vibração do AMOR! Vc já? É uma faixa que vc não tem dúvidas de que existe uma força maior. Vc fica tão sensível Q vc consegue enxergar o coração dos outros, a maldade dos outros e mesmo assim vc compreende Q aquela pessoa só não está no mesmo patamar de conciencia Q vc. Mas Todos nós vamos pro mesmo caminho. E quem nos ensina como é o caminho?..rs...Jesus.
Eu acho incrível vc se questionar. Eu me questiono sempre. E sinto Q vc não perdeu a fé. Na verdade vc quer encontra - lá. Se não tivesse procurando vc não ia perder o seu tempo tentando provar outra versão. Na verdade o que vc quer é uma lógica, uma prova real do que de fato...é verdade. Pq vc não gosta de ser iludido. E isso é mto bom!!
Agora qnto a religiões, eu não me prendo a nada. Conheço evangélicos fantásticos, espíritas amorosos, budistas dispostos a te ajudar, isso não define pela religião, é pelo amor.
O que eu acho errado é quando alguém te discrimina pq tua religião é diferente. Mtos evangélicos fazem isso, inclusive entre eles. Mas como disse, é o amor que está dentro da pessoa que te faz UNIR com o mundo e não separar. Somos uma família e estamos indo todos para o mesmo lugar. Todos temos problemas, se não é de saúde, é financeiro, ou relacionamentos, em fim...Somos cheios de imperfeições.
E ao meu ver, baseado no raciocínio lógico, nenhum de nós teria a capacidade de inventar um personagem como Jesus Cristo.
Espero ter ajudado!
Não quero te convencer de nada, até porque você é mto inteligente pra isso..rs..
Só queria te dizer: "tamo junto"!!..rs

Abraço

Gabi

Unknown disse...

Ola, concordo com vc quando diz que jesus esta muito distante do Deus do antigo testamento, ele veio pra desfazer os ensinamentos de jeova, mas se comparar os dois ensinamentos prefiro o de jesus, pois o jeiva do velho testamento era um deus vingativo, sanguinario, fazia acepçoes de pessoas e povos,matou milhares no antigo egito ate crianças inocentes para salvar um povo q nem acreditava nele, nao permitiu q entrassem na terra q ele mesmo prometeu, q quando o faraó quis libertar o povo esse Deus endureceu o coração o coração do faraó para matar primogenitos entre ele crianças inocentes, ta la.. e DEUS endureceu o coração do faraó, que criou a lei olho por olho e dente por dente, que mentiu para adao quando disse q se ele comesse do fruto proibidoque ele mesmo colocou la, morreria na mesma hora, adao viveu 900 anos depois, que criou o mal e depois condenou o homem ao inferno por interagir com ela, que criava as coisas ruins só para proibir o homem depois, que brinca com o poder de dar e tirar a vida, que apenas por uma aposta com o satanas tira tudo que jó tinha, seu melhor e mais fiel servo? Mulher, filhos,saude, e ainda diz ser piedoso pq da tudo novo pra ele depois? Piedoso, e jó queria q seus filhos morressem? Queria outros filhos,vc ia querer q seus filhos morressem mesmo ganhando outros filhos depois? apenas por uma aposta de quem pode mais? De quem é mais amado? Isso nao lhe parece narcizismo? Agora compare os ensinamentos de jesus, ama e respeita o proximo, de a outra face, nao julgue, nao atire pedras mas de a mao para levantar, etc... e vc prefere os ensinamentos do deus do velho testamento? Olha eu acredito que os dois sao personagens ficticios criados, mas se tiver que aderir a um deles com certeza o mais logico e racional é o de Jesus, um personagem muito mais benevolente e sabio. Esse é o problema as pessoas nao pensam elas simplesmente nao pensam com logica e raciocinio nitido mas totalmente distorcido.

Unknown disse...

Ola, concordo com vc quando diz que jesus esta muito distante do Deus do antigo testamento, ele veio pra desfazer os ensinamentos de jeova, mas se comparar os dois ensinamentos prefiro o de jesus, pois o jeiva do velho testamento era um deus vingativo, sanguinario, fazia acepçoes de pessoas e povos,matou milhares no antigo egito ate crianças inocentes para salvar um povo q nem acreditava nele, nao permitiu q entrassem na terra q ele mesmo prometeu, q quando o faraó quis libertar o povo esse Deus endureceu o coração o coração do faraó para matar primogenitos entre ele crianças inocentes, ta la.. e DEUS endureceu o coração do faraó, que criou a lei olho por olho e dente por dente, que mentiu para adao quando disse q se ele comesse do fruto proibidoque ele mesmo colocou la, morreria na mesma hora, adao viveu 900 anos depois, que criou o mal e depois condenou o homem ao inferno por interagir com ela, que criava as coisas ruins só para proibir o homem depois, que brinca com o poder de dar e tirar a vida, que apenas por uma aposta com o satanas tira tudo que jó tinha, seu melhor e mais fiel servo? Mulher, filhos,saude, e ainda diz ser piedoso pq da tudo novo pra ele depois? Piedoso, e jó queria q seus filhos morressem? Queria outros filhos,vc ia querer q seus filhos morressem mesmo ganhando outros filhos depois? apenas por uma aposta de quem pode mais? De quem é mais amado? Isso nao lhe parece narcizismo? Agora compare os ensinamentos de jesus, ama e respeita o proximo, de a outra face, nao julgue, nao atire pedras mas de a mao para levantar, etc... e vc prefere os ensinamentos do deus do velho testamento? Olha eu acredito que os dois sao personagens ficticios criados, mas se tiver que aderir a um deles com certeza o mais logico e racional é o de Jesus, um personagem muito mais benevolente e sabio. Esse é o problema as pessoas nao pensam elas simplesmente nao pensam com logica e raciocinio nitido mas totalmente distorcido.

Leandro disse...

Olá tati Oliveira

Grato pela participação.


Abraço

Leandro disse...

Olá Tati Oliveira, bem vinda.

Desculpe a demora

Você disse:
mas se tiver que aderir a um deles com certeza o mais logico e racional é o de Jesus,

1) O problema no seu raciocínio é que eu não tenho que aderir a nenhum deles.

2) Outro problema é que, segundo os mitos da Bíblia, Jesus defendia o Velho Testamento! Sim, aquele que você acha melhor, defendia o que você considera pior!

3) Outro ponto é que coloco também erros e contradições do Novo Testamento.

por fim

4) Os aspectos positivos do Novo Testamento, já eram encontrados em outras religiões mais antigas.

Grato por participar.

Leandro disse...

Olá Gabi, bem vinda?

Você disse que
A verdade é Q eu não faço parte de nenhuma religião, eu consigo ver uma força sobrenatural em todas e isso não dá pra explicar, é uma experiência pessoal que eu sei que ela existe, pq eu já senti.Sabe qndo vc chega ao ponto de amar tudo e todos. É uma paz mto grande. Mas por outro lado, tive momentos mto difíceis na minha vida e te confesso que mtas vezes eu perdi a fé.


Eu uso da definição de religião dada pelo dicionário da Língua Portuguesa (do Brasil):
"crença de que existem forças superiores (sobrenaturais), sendo estas responsáveis pela criação do universo; crença de que essas forças sobrenaturais regem o destino do ser humano e, por isso, devem ser respeitadas."

Você é religiosa. Pelo que li na sequência, é cristã.

Tudo bem, não é vergonhoso ser religiosa, embora não seja frequentadora de igreja, pelo que entendi.

Você disse que
Mas por outro lado, tive momentos mto difíceis na minha vida e te confesso que mtas vezes eu perdi a fé.

Interessante. Comigo não foi assim. Não perdi a fé nos momentos difíceis.



você disse que
novo testamento. Pensa comigo..vc acha que o homem teria essa lucidez de escrever lições em um mundo de ego e imperfeições que vivemos?

Várias religiões mais antigas faziam isso.
Filósofos mais antigos já falavam isso.

Além disso, existia vida inteligente, cultura, etc, antes do Novo Testamento. As pessoas pensavam e muitas chegaram antes a algumas dass conclusões do Novo Testamento. O que mostra que ele foi desnecessário.

Você disse que

Tipo "perdoar os seus inimigos"? Quem perdoa de todo o seu coração alguém Q te traiu?


Isso já era pregado em outras culturas/religiões.

Muito embora o nosso instinto de sobrevivência põe limites sobre o "oferecer a outra face".

você disse que
Como um homem ia ter essa bondade de criar um personagem feito Jesus Cristo e dizer que ele perdoou Pedro por ter lhe entregado?

Bom de resto você supõe que a Bíblia é um livro histórico e não um livro que foi em muitas passagens fantasiadas as narrativas.

Além disso muitos filósofos sugerem que o que vemos no Novo Testamento não eram as idéias originais de Jesus! Está mais para Paulinismo do que Cristianismo!



Alegações extraordinárias carecem de provas extraordinárias.

Se há alegações em algumas partes, todo o resto fica comprometido, duvidoso.


Preferiria a história de Siddhata Gautama, que embora também fantasiosa, pregava a paz e o perdão muito antes de Cristo.

Saudações budistas a ti também.

Gabi

Anônimo disse...

Crentes e espiritas sempre se acham superiores aos qye nao acreditam em suas religioes. No dia em que um amputado pedir pra nascer outra perna ou braço a Deus e crescer outro membro eu volto a acreditar na biblia.

Anônimo disse...

Olá

Acho que meu caso é mais "grave" que simples perda de fé. Eu tive uma doença que me fez sentir-se inferior a todo mundo e com isso acabei me convertendo (estudava muito a bíblia).

Resumindo.. passei a ter convicção de que a bíblia é uma mentira e tenho aversão a tudo que seja de igreja (não acredito que crente busca santidade, duvido que busquem.. digo com base em todos que conheci), talvez seja burrice eu pensar assim, mas me acho mais inteligente que qualquer um que frequente uma igreja, me sinto superior, acho que as pessoas que frequentam igreja não são inteligentes.. não tenho vontade de ajudar qualquer religioso que diz que me ama e pede dinheiro, eu desconfio do amor de qualquer deus ou homem que peça dinheiro.. na verdade deixei de acreditar no amor das pessoas e por isso não amo as pessoas.

Eu até ainda consigo crer em Jesus, desde que seja com a seguinte certeza: A certeza de que creio com firme certeza de fé no que dizem ser uma "heresia", ou seja, que o "Deus" do velho testamento é o Pai da Mentira que engana todo o mundo.

Só assim para eu ainda crer em Jesus, pois do contrário prefiro crer que a vida é uma mentira.

Lucas disse...

Eu pulei fora da religião desde q me aprofundei em história, notei várias contradições bem claras já nos dois primeiros capítulos do Gênesis, mas fazer o q,tem GNT q ama ser manipulado

Leo disse...

As pessoas perdem ou perderam a fé depois que os próprios líderes religiosos provaram que Deus não é tão severo assim. Na grande maioria essas pessoas que disem pregar a Bíblia a usam para manipular e conseguir benefícios em cima de algem.
Vejamos, quando jesus volta ao templo ele se irrita por ver o que fizeram com a casa do pai dele(pessoas estavam vendendo coisas no lugar), e logo começa a quebrar tudo no local. O que mais se ver hoje são as igrejas venderem objetos milagrosos, óleos e água de Israel, lenços ungidos, ofertas, venda de livros, CD'S, dvd'se, e por ai vai...
Logo depois os religiosos da época o condenaram por esta blasfemando contra Deus, jesus é preso com o apoio dos líderes Religiosos e logo depois morto. E hoje o que vemos, é que os mesmos que o mataram, estão pregam o nome dele.

História e filosofia
Matérias que libertam você das Religiões.

Claro que acredito que existe uma força maior no mundo (Deus). E que se todos fizessem o que jesus Cristo nos deixou o mundo seria outro

Resumindo os dez mandamentos em 2

Unknown disse...

Também perdi a fé! Eu sempre fui muito ligado a religião, sempre me preocupava com a minha vida espiritual e ter tinha muito medo de errar.
Sinceramente, eu nunca pensei que um dia eu ia me tornar um ateu, nunca passou pela minha cabeça! Eu? Aquele garoto que buscava tanto o espírito santo e agora ateu!? Realmente, fiquei impressionado comigo mesmo.
Quando me tornei ateu confessso que não foi nada fácil, porém, buscando conhecimento hoje me sinto aliviado, e nada que eu aprendi hoje é inútil.

Eduardo disse...

Bom dia. No meu caso acontece algo estranho: eu não apenas acredito em Deus, como eu SEI que Ele existe, mas mesmo assim de vez em quando me vejo dizendo "Por favor, Jesus, não precisa me salvar, o Senhor não precisa ter o trabalho de ser meu advogado. Não tenho condições de ser cristão". Mas, não funciona. Eu sempre me volto com uma "força" sei lá, e lá estou eu de joelhos de novo questionando inconscientemente: "por que, apesar de ver contradições na Bíblia e ver o mundo como está, e também mesmo eu sendo todo errado, e duvidar que Deus vai agir a meu favor, não consigo deixar de crer?". Meu cunhado me disse que sou o único caso que ele conhece de alguém que quer se desviar e não consegue. Detalhe: não frequento igreja nenhuma. Tenho umas experiências curiosas e procurei este blog exatamente para saber como fazer depois de perder a fé mas, cá estou eu, intimamente desejando que Jesus se manifeste para você como se manifesta a mim. Dá pra entender? Eu questiono Deus quando oro, digo que não concordo com algumas coisas que Ele deixa acontecer, até já perguntei se Ele já leu a Bíblia. Eu não sou profeta, mas acho qie sei o que Jeremias sentiu quando disse para Deus: "O Senhor me enganou, e iludido fiquei" e "Quando eu disse 'não mencionarei mais o nome dEle, isso ardeu em meu coração". E mesmo tendo tanta reclamação contra Deus, Deus ainda assim o tinha como um pregador das mensagens divinas.

Leandro disse...

Olá Eduardo Castro, bem vindo.

Temos algumas coisas em comum.

Temos em comum o fato de querermos mudar de idéia. No meu caso, não me dá conforto. Tem horas que parece que crer num deus ajuda.

Uma das coisas que diferimos é que você crê no deus cristão e eu concluí que poderia até existir um deus, mas o cristão (entre outros divulgados por aí) é que não seria ...

Outra coisa que diferimos (ou não) é que você disse que " intimamente desejando que Jesus se manifeste para você como se manifesta a mim. " já eu não quero que você fique com pensamento como eu porque muitas vezes é um pouco depressivo, sem conforto. Ou talvez, não diferimos neste ponto porque tanto você quanto eu não desejamos o ateísmo para o outro ;o)

Abraços e valeu o comentário.

Anônimo disse...

Pois é, de uma coisa eu tenho certeza...a lei da atração existe pq senão eu não estaria aqui...rs
Cheguei a conclusão de que a fé é uma coisa simples que a religião complica, muitos buscam religião por perderem a fé em si mesmos, seria melhor procurar um psicólogo pois além de não resolverem os seus problemas se tornam fanáticos intoleráveis sempre usando versículos da bíblia no estilingue como a cartilha dos políticos, para tudo tem um argumento de fuga.
Também conclui que a religião cristã é muito complicada e onde tem gente tem fantasia, os ensinamentos de cristo e outros mestres são simples...pregam o amor, o resto é tudo complicação inventada pelo homem para a manipulação da massa, e onde tem religião, tem atraso.
Tem umas parábolas que eu não concordo...ex: o da figueira seca, o do trabalhador da última hora, a história do filho pródigo onde o que é bom e trabalha não tem valor e ainda é chamado de egoísta. etc..etc., e não venham me explicar pois não estou interessada em entender.rs
Um abraço!

Anônimo disse...

Intendo vc, eu não disse pra minha mãe que sou atéia, mas meus amigos sabem e alguns ficaram bem diferentes cm.um deles disse que ainda era meu amigo que gostava muito de mim, mas que ia me ver "na fila" na hora do "julgamento" de deus. Mas eu deixo eles pra lá vivo minha vida.

Leandro disse...

Bem vinda "Anônimo" atéia.

Para mim, estas ameaças ainda mexem um pouco. Esta "fila" do "julgamento" costuma assustar mesmo.

Muitas vezes penso que as religiões mais populares são aquela cujas histórias ou ameaças mais nos atingem.

Aquelas religiões que não tem estes apelos vão se extinguindo.

É como a seleção natural: as religiões com os apelos mais certos, que "rodam" melhor em nossos cérebros são aquelas que estão mais aptas à sobreviver.


Grato pela postagem.

Anônimo disse...

Eu nunca acreditei de verdade em deuses. O que me mantinha na religião era o medo; medo de uma punição. Mas desde criança eu me perguntava: será que Jesus é mesmo tão bonzinho assim? Entre outras coisas. Com o tempo eu deixei de pensar nessas coisas, mas lá pros meus 13 ou 14 anos eu perdi a fé e no ano passado eu assumi meu ateísmo, hoje digo sem medo que sou atéia. Mas tem gente que não fala comigo e que começaram a me tratar diferente. Mas eu digo com orgulho que sou atéia, e sei que ainda tem muito ateu e muita atéia com medo de falar.
Bom é isso.
Meu nome é Samara

Leandro disse...

olá Samara!

Bem vinda e grato por comentar.

Desculpe a demora na resposta.

Anônimo disse...

Nossa mais que Deus e esse que era mal aí precisou mandar um homem para ser bom. JESUS E A VERSÃO BOA DE DEUS. Realmente a gente só se questiona a religiao quando passa a ser menos ignorante. Quando uma coisa não se encaixa na outra. E a intolerância parte daqueles que acham pecado questionar.Nasci em igreja evangélica e via meu pai autoritário,sempre era uma figura suprema, agredia quando era contrariado.espancava com a desculpa que na blibia dizia que podia.O mesmo ocorre com alcorão. Acredito que em uma epoca muito mais machista a religião foi inventada para dominar a massa, pois o oculto era temido. Ele diz quem o procura sempre acha e eu nunca achei e passei boa parte da vida o procurando.Mais eu ainda acredito em seres superiores talvez um o inicio de tudo.

Anônimo disse...

Confesso que minha fé estava quase perdida, mas ao ler estes depoimentos. Minha fé voltou muito mais forte do que eu imaginava. Não pelo fato de saber que muitos já perderam, mas porque vejo que existem pessoas com problemas piores que o meu.
Nunca fui um cristão raiz com conhecimento. Sempre acreditei em Deus e Jesus. Na verdade eu gostava mais da historia e sabia que era verdade. Não tinha muito conhecimento da bíblia. Eu sempre via contradições nas interpretações feitas em cultos ou missas. Cada um tem um maneira de interpreta-la infelizmente. Hoje consigo ver com clareza que o problema não é a bíblia. Alguns isolam versículos e comentam o que entenderam, o que trás menos proveito da realidade da palavra.
Hoje consigo ver com mais clareza, pois sou completamente apaixonado por profecias. Hoje consigo entender que Deus não é vingativo nem tão pouco autoritário. Se um filho nosso pegar algo de alguém, temos a consciência que é errado e o colocamos de castigo. Tiramos aquilo que ela mais gosta.
Assim age Deus. Se fizermos algo que ele não gosta ele nos coloca de castigo, as vezes só coloca e não diz por quanto tempo vai durar.
As vezes fazemos algo de errado sem saber, por falta de conhecimento. Perder a fé vai muito além do que podemos acreditar.
É quando tudo da errado que sinto que ainda há um pouco de esperança. Não me sinto um cristão forte, pois sei que sou fraco e é na fraqueza que prospero na fé.
Certo dia disse para Deus que se não me respondesse eu não o procuraria mais. Senti um vazio tremendo. Dois dias depois ajoelhei e orei. Eu disse: " Sinto sua falta". Meu coração se encheu de alegria, na hora senti a presença do Espirito Santo no meu ser. Eu chorava e sorria ao mesmo tempo.

Anônimo disse...

Boa tarde! Eu tenho bastantes duvidas,ateu você tem alguma pagina no face?
para mim fica + facil, aqui eu não sei lidar direito. obrigada!

Anônimo disse...

boa tarde! você tem alguma pagina no facebook?
tenho algumas duvidas. porém aqui não sei mecher direito.

Unknown disse...

Concordo com vc meu amigo, a Bíblia é o maior conto de fábulas que existe. Até o Harry Potter perde. E o mais interessante é que os cristãos que plantam o amor. São os mais intolerantes quando nos dizemos ateus, Budistas, hidús, muçulmanos, macumbeiros entre tantas outras que existem. Na própria Bíblia fala que se só são filhos de Deus aqueles que o aceitam, logo as outras religiões não são filhos dele ? Como assim ? Não fomos"criados" por ele ? São contradições e mais contradições. Parabéns pela iniciativa, sou em ex cristão assim como vc.

Anônimo disse...

Fui cristão, até que finalmente abandonei essa doutrina burra e me tornei ateu e hoje sou rico, próspero, fiquei curado de todas as minhas doenças (graças A CIÊNCIA E A MEDICINA) e me livrei desse atraso mental e ideológico que é essa religião de gente POBRE E BURRA o tal do cristianismo. Nunca vi um cristão rico ou feliz, é tudo uma gente miserável, feia, doente, pobre, endividada, com sub-empregos, escravos mortos de fome de Uber, e idiotas que votam errado em geral. O cristão tem que sonhar com o céu mágico dos contos de fada daquele livro mal escrito, a Biblia, porque A VIDA DELES É UM INFERNO. O mundo não vai acabar e vocês vão ser levados na nave espacial do carpinteiro cabeludo de Belém, seus trouxas. O cristianismo só cresce em países miseráveis e pobres como o Brasil e países africanos. Na Europa inteira, onde todo mundo tem escola e saúde de qualidade PÚBLICAS E GRATUITAS o que mais cresce é o ateismo,

Dd disse...

No inicio adao fez Adão e eva que foram expulsos do paraiso e foram a terra , chegando la tiveram 2 filhos cain e abel cain matou matou abel , seu pai por castigo expusou ele do seio familiar onde ele foi para terra de enoque , chegando la conheceu uma mulher que teve filhos fulano cicrano varios ... resumindo essa mulher meio de onde se so existia 4 pessoas na terra , uma matou outra ficou 3 de CARAI essa mulher veio ????

Unknown disse...

Olá ex cristão concordo plenamente com vc, seu texto me fez refletir bastante sobre a época em que eu também era Cristão. Eu basicamente fui convencido quando tinha uns 14 anos por um grupo de jovens cristãos que mais tarde se tornariam meus amigos porém durante minha experiência como evangélico eu tive mais dúvidas que respostas em relação não só a bíblia e suas contradições mas também em relação ao comportamento dos que se diziam evangélicos porém fora da igreja eles não eram pessoas como se diziam ser na igreja sabe, é como se na igreja eles fossem uma pessoa é fora da igreja outra até as formas deles se expressarem mudavam e eu achava aquilo hipocrisia por parte deles, por isso durante minha adolescência eu percebi que os próprios cristãos também são mentirosos assim como aquilo que eles pregam. Hoje também sou ex cristão e me sinto muito bem aonde estou, o que vc acha de meu ponto de vista? Estou certo ou eu me equivoquei sobre o evangelho?
Gostei muito de seu ponto de vista gostaria de saber sua opinião vlw...

Anonymous true disse...

Todos que disseram não crer na realidade ainda crêem e o autor do blog e mais crente de todos. Tanto que dedicou um blog para isso! Vejam o nome! Ex-cristao. Porque não o nome não está relacionado ao que ele é agora? Mas está relacionado ao que diz (ou acredita) ter deixado ser? Na realidade todos que chegaram aqui, incluindo eu, estão em crise! Se não, não teriam pesquisado o assunto e chegado aqui. Então ponham suas mãos na consciência e parem de ficar transferindo suas frustrações para Deus ou Jesus e seja lá quem vcs quiserem. Nós somos responsáveis pelas nossas escolhas e nós sofreremos ou gozaremos as consequências delas. Então senhor autor do blog, vai procurar uma terapia e pára de ficar tentando se auto justificar nessa paternalidade mal resolvida.

Anônimo disse...

É muito triste, sinto que perdi completamente minha fé, eu gostava de ter fé, e isso me causou um vazio muito grande, me sinto perdida, não sei como me encontrar novamente, em que acreditar.

Ally Lobo Solitario disse...

Sou autêntico Ex- cristão, minha personalidade não permite fazer nenhuma depreciação ao cristianismo ou qualquer outra religião, arrasto na alma dores de uma batalhade. mostrou-se que ali não era meu lugar e nada que eu fizesse seria o suficiente para mudar o resultado final! Vc deve achar q eu poderia tersido homossexual, um tipo muito mundano ou praticante algum ato de bruxaria, pois este são os únicos custume q não se sustém no meu cristão! Não!!! de maneira algum, era casado com uma pastora em Belém-pa, consagracao e dedicação a igreja com muito fervor! Dividiamos o pouco que tiamos, com quem não tinha nada! Entrega! Hoje depois das perseguições, apto destruição de valores, Transformaram se em nada! Nada pode mudar o curso de uma história.