ex-cristãos (2)

"Não existe ex-cristão, ex-salvo, ex-nascido de novo;"[...] 
de Walmir em SETI aqui no blog

"já vi [...] ex-patrão ex-padre [...].mais ex-Cristão nunca[...]" 
de Anônimo em Contradições bíblicas aqui no blog.




Eu pessoalmente já conheci ex-católicos, ex-evangélicos, ex-espíritas, etc. Vocês devem ter conhecido pessoas que eram de outra religião. É normal mudar de fé ou perdê-la.

A própria Bíblia prevê a existência de ex-cristãos. Posso postar passagens Se não conseguirem encontrar as passagens, comentem que eu enviarei.

O que leva a pessoa a ser uma "ex"? Por que uma pessoa abandona uma religião? Pode haver por um motivo ou mais de um motivo. Por exemplo: sentir-se enganado por ela; que a pregação dos seus líderes e profetas é hipócrita, ter experiências negativas na igreja, etc.

Num país muçulmano, encontrará muitos ex-muçulmanos. Num país com maioria católica, encontrará muitos ex-católicos. Num país de maioria evangélica, encontrará muitos ex-evangélicos.


Por exemplo, existem ex-ateus.  O que leva uma pessoa a abandonar o ateísmo e se tornar teísta ou crédula de algum deus ou deuses? Há vários motivos também. Conversei com algumas pessoas que me deram alguns motivos de sua mudança de pensamento. Por exemplo, não soube lidar com momentos difíceis de outra maneira; ou ainda, no caso de se tornar cristão, pensar que a Bíblia contém verdades literais ou ainda valores morais positivos e inovadores; ou outros motivos. 


Sobre ex-cristãos, postei no blog uma pesquisa, conduzida por uma entidade que presta serviço a evangélicos e católicos, que apontava que cerca de 27 milhões são ex-cristãos apenas nos EUA! A postagem pode ser vista clicando aqui. 

É normal pensarmos que nossa conclusão é impossível de ser questionada. Porém devemos ter cuidado com a falsa propaganda. Se você pensa que não há ex-cristãos então você foi engando pelo menos 27 milhões de vezes...