ex-cristãos (2)

"Não existe ex-cristão, ex-salvo, ex-nascido de novo;"[...] 
de Walmir em SETI aqui no blog

"já vi [...] ex-patrão ex-padre [...].mais ex-Cristão nunca[...]" 
de Anônimo em Contradições bíblicas aqui no blog.




Eu pessoalmente já conheci ex-católicos, ex-evangélicos, ex-espíritas, etc. Vocês devem ter conhecido pessoas que eram de outra religião. É normal mudar de fé ou perdê-la.

A própria Bíblia prevê a existência de ex-cristãos. Posso postar passagens Se não conseguirem encontrar as passagens, comentem que eu enviarei.

O que leva a pessoa a ser uma "ex"? Por que uma pessoa abandona uma religião? Pode haver por um motivo ou mais de um motivo. Por exemplo: sentir-se enganado por ela; que a pregação dos seus líderes e profetas é hipócrita, ter experiências negativas na igreja, etc.

Num país muçulmano, encontrará muitos ex-muçulmanos. Num país com maioria católica, encontrará muitos ex-católicos. Num país de maioria evangélica, encontrará muitos ex-evangélicos.


Por exemplo, existem ex-ateus.  O que leva uma pessoa a abandonar o ateísmo e se tornar teísta ou crédula de algum deus ou deuses? Há vários motivos também. Conversei com algumas pessoas que me deram alguns motivos de sua mudança de pensamento. Por exemplo, não soube lidar com momentos difíceis de outra maneira; ou ainda, no caso de se tornar cristão, pensar que a Bíblia contém verdades literais ou ainda valores morais positivos e inovadores; ou outros motivos. 


Sobre ex-cristãos, postei no blog uma pesquisa, conduzida por uma entidade que presta serviço a evangélicos e católicos, que apontava que cerca de 27 milhões são ex-cristãos apenas nos EUA! A postagem pode ser vista clicando aqui. 

É normal pensarmos que nossa conclusão é impossível de ser questionada. Porém devemos ter cuidado com a falsa propaganda. Se você pensa que não há ex-cristãos então você foi engando pelo menos 27 milhões de vezes...

14 comentários:

sex disse...

oi gostei do seu blog, abraços

Leandro disse...

Valeu sex!

Vanessa Fagundes disse...

Não sei se algum dia cheguei a ser cristã, pois como acontece na maioria dos casos, fui levada à igreja desde pequena e simplesmente nunca parei pra pensar se aquilo era bom. Quando comecei a raciocinar (bastante influenciada por minha mãe, que também saiu da igreja), percebi que aquilo não era pra mim. Parabéns pelo post! Quem sabe incita "cristãos por osmose" a raciocinarem sobre usas práticas também...

Leandro disse...

Olá Vanessa! Bem vinda.

Grato por comentar!

Até

Anônimo disse...

Fazer acontecer
As pessoas podem ser dividas em três grupos:
Os que fazem as coisas acontecerem;
Os que olham as coisas acontecendo;
e os que ficam se perguntando o que foi que aconteceu.
Nosso caráter é aquilo que fazemos quando achamos que ninguém está olhando.
Nunca deixe de ter dúvidas, quando elas param de existir é porque você parou em sua caminhada.

Unknown disse...

Cara sua linha de raciocínio é ótima e lógica, a religião nos dias de hj fazem as pessoas se tornarem robôs e impossibilita de pararem e questionarem qualquer coisa, a simples aceitação é lei fazendo as pessoas ficaram cegas para realidade... Ótimo Blog

Leandro disse...

Olá Igor,

Grato!

Abraço

Anônimo disse...

Bom ,concordo que existam ex espíritas,ex católicos,ex evangélicos,porem tem muitas pessoas que confundem ainda cristãos com evangélicos.
Acredito sim que muitos cristãos nascidos dentro da igreja ,com pais cristãos deixem de ser por que o Mundo ilude,o Mundo te engana e te cega,e quem nunca experimentou o mundo ,tem a curiosidade de experimentar.Agora acho difícil quem já foi do Mundo,conheceu o Mundo,e sabe que ele não tem nada a oferecer só desgraça,drogas,prostituições e maldades,voltem a serem do Mundo.
Os ex cristãos já nascidos dentro da igreja,ficam por um determinado tempo fora delas,que podem variar de cada um e da vontade de Deus,mas na primeira dificuldade e provação voltam a igreja rapidinho,nunca ficam perdidos.
Aqueles que nunca sentiram a presença do nosso Senhor podem duvidar da existência dele,mas ele existe,por que ele operou um milagre na vida do meu filho,que eu achava que não tinha mais solução,foram anos de lutas e sofrimentos,e o milagre aconteceu a partir do momento que virei cristã,quando estava no Mundo era só sofrimento,e nenhum cristão é infeliz ,eles são as pessoas mais felizes do Mundo,nenhum sacrifício para Deus é grande demais e sim necessário,antes eu ligava para bens matérias,para roupas e coisas desnecessárias.Hoje sou muita grata por tudo que ele me fez,ele me deu a vida e a felicidade,como largar ele de mão,jamais..Deus em primeiro lugar..O Espírito santo de Deus quando se manifesta ,você não consegue controlar e é através disso que ele fala com você,e se ainda ele não falou com você e que ainda não es digno de seu Amor verdadeiro,pois tudo é no tempo dele e não no nosso..pensem nisso..felicidades a todos.

maria luiza disse...

annabellova eu vivo no mundo e amo demais e vc vive onde????

eu tenho meu trabalho, meus filhos, meu marido meu emprego e etc.. como todos tem o direito de ter, procuro ser o melhor possível para com as pessoas que convivem comigo, ou seja eu não preciso seguir seres sobrenaturais ansiar desesperadamente por uma salvação alegórica ficar travando dia após dia uma luta com um demônio responsável por todos os males da terra esperando um messias q segundo vcs veio pra nos salvar e não resolveu P.. nenhuma e posso te afirmar com toda força do meu ser que sou muito feliz sim por que vivo a minha realidade a cada dia!!!! Abçoos. Maria Luiza

Anônimo disse...

annabellova eu vivo no mundo e amo demais e vc vive onde????

eu tenho meu trabalho, meus filhos, meu marido meu emprego e etc.. como todos tem o direito de ter, procuro ser o melhor possível para com as pessoas que convivem comigo, ou seja eu não preciso seguir seres sobrenaturais ansiar desesperadamente por uma salvação alegórica ficar travando dia após dia uma luta com um demônio responsável por todos os males da terra esperando um messias q segundo vcs veio pra nos salvar e não resolveu P.. nenhuma e posso te afirmar com toda força do meu ser que sou muito feliz sim por que vivo a minha realidade a cada dia!!!! Abçoos. Maria Luiza

Unknown disse...

Não consigo me encaixar em nenhuma religião, principalmente pq não são abertas a questionamentos, quando começamos a questionar logo somos vistos de maneira diferente, todos tem suas razões e suas verdades, mas não somos obrigados a concordar.

Leandro disse...

Blogger Idelvandro Lobato disse...

Não consigo me encaixar em nenhuma religião, principalmente pq não são abertas a questionamentos, quando começamos a questionar logo somos vistos de maneira diferente, todos tem suas razões e suas verdades, mas não somos obrigados a concordar.


Verdade. É por isso que se diz que a crença em deus ou deuses é questão de fé. Não de razão ou evidências ...

Grato por postar.

Abraço

Aline disse...

Você não sente medo de queimar no inferno ? Acredito em Deus, Jesus, mas às vezes me pergunto se realmente o inferno existe, se sim, triste fim para humanidade. Por pior que seja a pessoa, ninguém merece este fim. Muito triste

Tiago Araujo- Faculdade Batista Pioneira disse...

Essa é fácil de responder.

Na verdade esses 27 milhões nunca foram cristãos de verdade.

"Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos."
1 João 2:19

Esses são aqueles que na parábola do semeador cairam sobre o solo rochoso e entre os espinhos.