segundo Hawking, Deus não criou o Universo

"Afinal, Darwin, Marx, Freud e Einstein
provaram duas ou três coisinhas bastante interessantes.
Mostraram que o homem, um bicho como qualquer outro,
não comanda a história nem mesmo a psique humana.
Pior, o próprio Universo funciona sem Deus,
que pôde enfim ser reduzido a uma simples metáfora."

Hélio Schwartsman, filósofo e editorialista



Quando eu era cristão eu havia ouvido/lido proposta semelhante à do físico Stephen Hawking no livro Uma Breve Historia do Tempo. No início do livro ele sugeriu que um teólogo ou um crédulo em divindade(s) ainda poderiam defender a idéia de que foi um deus que causou o Big Bang. Repare então que a idéia do Big Bang não elimina o conceito de deus. "Um Universo em expansão não exclui um criador, mas oferece limites quanto ao tempo em que ele teria realizado a tarefa", escreveu Hawking neste livro.

A proposta era que as novas descobertas sobre o Universo ainda poderiam ser compatíveis com as idéias antigas defendidas pelos primeiros cristãos. Ou seja, cristãos menos fanáticos de hoje, poderiam viver bem conciliando Bíblia com novas descobertas. Claro que com alguns ajustes como nas traduções ou ainda nas interpretações.

No entanto ainda no livro ele escreveu que uma das possibilidades do Universo era ter vindo do nada (sem luz nem nada que lhe fosse anterior). A proposta original não foi dele. Mas a idéia era algo como

0 = + E - E

Aonde de um estado inicial, nada (zero), poderia-se surgir energias positiva e negativa tal que na soma ainda fosse zero. Assim haveria conservação da energia. O termo positivo (+E) geraria a massa de todas as partículas da matéria (já que E= mc² ). O termo -E é negativo, seria a soma de todos os potenciais atrativos (e portanto negativos) do Universo. Assim não teríamos violação da conservação da massa e energia no Universo. E teríamos nada gerando algo!

Naturalmente, existem outras possibilidades de termos "nada gerando algo". De qualquer forma, mesmo em nosso Universo, no estágio atual, o Princípio da Incerteza de Heisenberg na forma Energia-Tempo, permite VIOLAÇÕES da energia (ou da massa já que E=mc²) desde que por intervalos muito curtos. Assim, a conservação se dá EM MÉDIA, sendo permitidas violações momentâneas.

Existem ainda outras possibilidades sem deus ou deuses: é o Universo vir mudando de fase ou etc. Não vindo do nada, portanto, e sim de fases anteriores. Outra possibilidade ainda de Universo sem começo é em loop temporal. Lembre-se que pela Relatividade Geral a massa/energia deformam o espaço-tempo. Assim em algumas situações pode-se ter um Universo fechado no tempo.

Algumas hipóteses sobre o Universo. Ele poderia ter:
1) sempre existido
2) existido mudando de fase, estrutura, de tempos em tempos de forma cíclica ou não.
3) ter surgido por causas naturais, leis não-inteligentes

menos cientíticas:
4) ter sido criado por algum ente inteligente mas sem popósitos especiais para os humanos. Algo como o Universo ser uma experiência de algum tipo de superinteligência.

mais religiosas ou metafícas:
5) O Universo poderia ter sido criado por algum deus sem NENHUM propósito.
6) O Universo poderia ter sido criado por algum deus com algum propósito, mas não tendo o ser humano papel principal ou especial para este deus.
7) criado por algum deus com propósitos para os humanos. De tal maneira que está certa alguma entre as milhões de religiões (entre elas a cristã). Ou ainda da religião que ainda irá nascer.


Segundo a notícia Hawking está agora sugerindo que para o Universo tal qual conhecemos, não necessita de um deus como causa. Todos os cientistas dizem que a Ciência não trata de questões religiosas/espirituais pois estas não são testáveis.

E um número cada vez maior de cientistas diz que as teorias/hipóteses religiosas ou espirituais, ou ainda deus ou deuses, além de serem não-testáveis são também desnecessárias. Por exemplo, em última pesquisa feita apenas 7% dos grandes cientistas acreditavam em algum tipo de divindade (Deus, Alá, etc.), leia aqui.


Para ler a notícia clique na figura abaixo.






















Veja também:


Um comentário:

Anônimo disse...

Oi!

Parabéns pelo blog. Uma coisa importante, sugiro que cuide citações de Freud e psicanálise pois trata-se de uma pseudociência hoje em dia.

Abraço!