Como repercutiram as alegações do Datena

Antes de começar, é bom sempre se lembrar de que a liberdade de expressão não se aplica em casos de palavras de ódio, incitações à violência, incitações preconceituosas, danos morais, etc. A liberdade de expressão não te dá permissão de praticar crimes. É como um pedreste que atravessa pelo seu caminho e você acha que pode atropelá-lo evocando a sua liberdade de ir e vir (o direito de ir e vir). Qualquer liberdade ou direito não lhe autorizam praticar agressões verbais ou físicas.

E o que foi dita pelo Datena vai muito além de liberdade. Selecionei apenas 3:

  • “É só perguntar para esses bandidos que cometem essas barbaridades pra ver que eles não acreditam em Deus.”
Se não achou que é preconceituosa, agressiva, substitua eles não acreditam em Deus por eles não tem a pele branca ou ainda por eles não são ricos. Você certamente concordaria que são preconceituosas as frases citadas.

  • “gente que não acredita em Deus não pode ser uma pessoa boa”.
Se não achou que é preconceituosa, agressiva, substitua gente que não acredita em Deus por gente que não tem pele branca ou ainda por gente que não é rica. Você certamente concordaria que são preconceituosas as frases citadas.

  • "Quem tem Deus no coração não comete barbaridades, ao contrário de quem não tem."

Se não achou que é preconceituosa, agressiva, substitua Quem tem Deus no coração por Quem tem a pele branca ou ainda por Quem tem muito dinheiro. Você certamente concordaria que são preconceituosas as frases citadas.


Ironicamente, a pessoa que crê em Deus e alega que quem tem Deus no coração não comete crimes e alega que os criminosos não tem Deus no coração, esta pessoa já comete um crime, uma agressão. Sendo ela então a primeira prova de que o que ela está dizendo é uma falácia, uma mentira. Ou seja, insinuar que os criminosos são ateus (ou agnósticos) e ainda dizer-se crédulo é no mínimo ser incoerente.


Eu ouvi algumas coisas que ele disse, depois mudei de canal e em seguida desliguei a TV. Eu não quis telefonar e dar meu voto. Entre demais ateus, agnósticos, céticos e até mesmo entre alguns cristãos houve uma repercussão negativa das falácias do Datena. Por exemplo nos blogs ou fóruns
  1. Arauto da Consciência
  2. Bule Voador
  3. Clube Cético
  4. Fórum Outer Space na seção Vale Tudo
  5. Fórum Realidade
  6. humor ateu
  7. No Lado Escuro da Lua
  8. O Bruxo de Santos
  9. Pálido Ponto Azul
  10. Uma atéia de bom humor
  11. etc
E ainda no Twitter e no já criticado pelo Datena, Youtube. Por exemplo, Pablo Villaça, crítico de cinema e editor de um site de cinema, deixou um vídeo lá.

Li várias mensagens sugerindo processo ao Datena. E que também ele já estava sendo processado por alguns homossexuais. Mas processar exatamente quem? Que tal processar apenas quem paga para ele dizer as coisas que diz?

Nenhum comentário: