Uma forma barata de se fazer jornalismo

A primeira vez que vi Datena na TV foi ainda na época da Cidade Alerta, programa da TV Record. Datena foi para lá em 1999 mas pelo que me lembre só o vi neste programa em 2000 ou 2001. O programa tinha umas poucas notícias: 1 ou 2 sobre crimes do tipo mais violento, 1 ou 2 sobre tiroteio gravado ou ao vivo, e também uma entrevista na qual o Datena não deixava o entrevistado falar. E é claro a tática de desafiar as autoridades da ligar lá no programa dele e falar ao vivo.

Veja esta reportagem de uma TV de Portugal sobre este programa brasileiro. Lá também eles consideravam este programa como sensacionalista.








Por volta de 2003 Datena vai para o Brasil Urgente da Rede Bandeirantes (ou Band). O programa tinha essencialmente a mesma fórmula. Neste programa as poucas reportagens ficavam em loop: ora entrava uma, ora outra, e ficava assim esticando a notícia e mais os intervalos o programa durava por 1 hora ou mais. Não me lembro se o programa Cidade Alerta usava este recurso do loop.

Talvez a única reportágem útil seja a que fala do trânsito, se não me falha a memória, Datena evoca o "comandante Hamilton", que está num helicóptero, e passa informações sobre o trânsito. No Brasil Urgente, claro, também há as entrevistas nas quais ele não deixa o entrevistado falar. Se tiver paciência (e quiser sofrer) pode assistir estes vídeos nos quais os entrevistado perdem a paciência e abandonam o programa ao vivo.



Claro que o loop também vale para o entrevistado: da entrevista, pula para uma notícia, que pula para outra, que volta para o entrevistado e assim por diante. E o entrevistado tem que ficar paciente e disponível à desorganização proposital do programa. Provalmente o loop é para manter a audiência e também esticar o tempo da notícia.

Resumindo: programa de pouca utilidade e qualidade.


Nenhum comentário: