mais um ameaçado

Talvez podemos traçar um paralelo entre a forma apaixonada com que se defenda uma crença e a defesa quase desinteressada numa alegação baseada em evidências científicas ou ainda baseadas meramente na razão. Dificilmente você encontrará pessoas defendendo a Evolução das Espécies de forma apaixonada e até mesmo violenta. Ou seja, defender de forma violenta uma verdade científica.

Também não encontrará uma teoria filosófica sendo defendida de forma violenta. Pelo menos seria raro encontrar um filósofo que haja assim.

O mesmo não pode ser dito sobre os defensores de teorias religiosas. Não é raro encontrar religiosos sentirem-se ofendidos quando alguém confronta não eles, mas suas crenças. E não é raro religiosos tentarem agredir e mesmo ameaçar de morte.

Entre os temas mais polêmicos está a Evolução. Assim como no cristianismo, no islamismo a Teoria da Evolução de Darwin tem dividido opiniões entre os religiosos.

Na notícia, um físico religioso foi ameaçado por pensar, por tentar trazer novas idéias. Tudo porque ele tentou conciliar Evolução e islamismo. Certamente a mesma liberdade de pensar, criticar, que encontra na Ciência, jamais encontraria na Religião.

Dr Usama Hasan, físico, tem recebido ameaças
de morte de religiosos.
Imagem extraída daqui.

Entre algumas críticas que recebeu estavam:
"Darwinismo é blasfêmia."
"Você é um apóstata e deveria ser morto."

Ironicamente, ele é que teve que se desculpar e soltou uma nota na qual entre outras coisas dizia
"Eu busco o perdão de Alá por meus enganos e me desculpo para qualquer ofensa causada".
Mas a desculpa do ministro parece ter feito pouco para resolver o problema.

Muitos islâmicos (assim como cristãos) tem problema em aceitar a supremacia de Deus na Criação e a idéia da Evolução. Muitos islâmicos argumentam que a Evolução é contrária à declaração do Corão de que Adão e Eva foram os primeiros humanos.

Se é estranho que muitos cristãos acreditam em histórias envolvendo jumenta, serpente e arbusto falantes, também existem islâmicos que ainda estão presos à idéias geocêntricas.

Uma Religião defender uma fantasia ou uma ficção não é problema. Não é problema também ela defender idéias para lá de comprovadas falsas. O problema começa a aparecer quando ela não permite questionamentos, pensamentos. Ou ainda quando ela tenta coagir ameaçando condenação ao inferno, reencarnação ou ainda que o bicho-papão vai te pegar.

O problema realmente chega quando seus seguidores percebem que ameaças místicas não surtem efeito e então partem para agressões verbais, físicas ou mesmo assassinato.

Notícia na íntegra (em inglês):

Nenhum comentário: