A famosa experiência de Skinner teria mostrado que outros animais podem ter comportamento supersticioso; mas religioso, ao que parece, apenas nós. Parece então que é preciso ter bastante criatividade para ter religião. Outros seres vivos não entendem o que nossos templos e rituais sagrados significam para nós e também não têm um grande poder de adivinhação para descobrirem o que um deus, não apenas invisível mas também indetectável e improvável, quer de nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Juliana, bem vinda.
Você disse
Olá!
Amigo, não encontrei em seu blog nenhuma explicação que faça sentido para sua posição de ex-cristão.
Apontei várias. Vou dividí-las em apenas 4 grupos e dar apenas 1 ou 2 postagens de exemplo (o grupo 4 é mais importante):
1 - As contradições, erros dos livros dito sagrados (Bíblia, Livro dos Espíritos, Alcorão, etc) Eu citei algumas da Bíblia apenas (dos demais livros deixei de tarefa para vocês) e você pode conferí-la em: Contradições Bíblicas)
2 - Que tal livros, cujas profecias, previsões, sejam vagos ou equivocados? Que acertem apenas de vez em quando e ainda de forma que não seja surpreendente? Apresentei algumas que falharam da Bíblia. Releia a postagem Profecias Bíblicas)
3 - Que tal livros com moral ultrapassada não passando portanto de cultura primitiva e nada universal? Livros moralmente condenáveus ou que não tenham lugar em sociedades baseadas na igualdade e fraternidade entre os povos, culturas, etc? (Vide por exemplo Moral e Ética Cristãs e também Moral e Ética Cristãs II)
e, o mais importante de todos:
4 - na prática, fracasse sempre que testado. (Vide por exemplo Preces são práticas supersticiosas?) Não é a própria Bíblia que diz que pelos frutos que devemos julgar uma árvore? Se sempre que testadas, todas as religiões, não apenas o cristianismo, fracassam, se comportam como mito, o que se pode fazer? Ignorar tal fato?
Abraços e bom 2012.
Olá Juliana novamente!
Você disse
No entanto, não posso deixar de te indicar um site muito interessante, que mostra o quanto o ateísmo é algo contraditório!
Mas não acha que as justificativas soarão como desculpas esferrapadas?
Não conseguir mostrar resultados para as preces melhor do que o efeito placebo em testes duplo cego não é novidade e nem mérito.
Sempre estarei aguardando pelo dia que vocês religiosos (cristãos ou não) possam obter melhores resultados do que os que vem conseguindo.
Até lá as justificativas soarão como desculpas esferrapadas.
Grato pela participação.
Postar um comentário