Há varias formas de analisar os relatos bíblicos. Uma delas é supor que Moisés existiu. A partir daí tomar como verdadeira (ou próxima da verdade) os relatos sobre suas visões de Deus. A partir destas visões já é possível pesquisar na literatura psiquiátrica e ter indícios de qual tipo de alucinação ele teve. E ainda podemos concluir se Moisés teve uma alucinação natural ou induzida conforme vimos na postagem Moisés tomava alucinógenos?.
Outra análise dos relatos é buscar pelos indícios de que realmente houveram. Segundo arqueólogos e historiadores não apenas os relatos podem não ter acontecido daquela maneira como o próprio Moisés tem chances de ser um personagem fictício. Ou então tão alterado pelas lendas que hoje é quase impossível saber qual foi seu papel histórico verdadeiro. Para quase todos, no entanto, quando há fatos históricos na narrativa bíblica, há exageros nas descrições dos cenários com o fim de ressaltar seus objetivos teológicos e políticos.
Entre os problemas nos relatos estão a falta de registros independentes. Por exemplo, os egípcios registravam mesmo as derrotas. Mas não fizeram menção aos hebreus. Sobre a falta de registros:
- Se eles tivessem passado 40 anos no deserto depois de deixar o Egito, seria muito mais fácil de encontrar pistas arqueológicas
- não há nenhuma menção aos israelitas ou a José e sua família em documentos egípcios. Nem de outros reinos do Oriente Médio nessa época
- Os textos egípcios também não falam em nenhum momento da fuga liderada por Moisés
- O momento da travessia do Mar Vermelho pode ter se dado de outra forma: é possível que a história original tenha se referido a um pântano e não ao Mar. Ou seja, se deu um erro de tradução: o sentido original do hebraico Yam Suph, normalmente traduzido como "Mar Vermelho", parece ser "Mar de Caniços". Ou seja, os "carros e cavaleiros" do Egito teriam ficado presos na lama de um grande pântano, enquanto os fugitivos conseguiam escapar.
- Na Palestina foram encontrados sítios arqueológicos com material de Canaã. Tudo indica que eles seriam colonos nativos da região, e não vindos de fora, do Egito.
Fonte: globo.com
(Clique na imagem para ler a notícia na íntegra)
2 comentários:
Eu também acho que Moisés foi inventado.
http://quem-escreveu-torto.blogspot.pt/2009/05/historicidade-de-moises.html
Olá Paulo!
Grato pelo link
Até
Postar um comentário